HOME

Home

Artigo: Não traga flores se o seu respeito não vier junto

Saiu no site PORTAL O TABOANENSE:

Sueli Amoedo

Não traga flores se o seu respeito não vier junto, essa frase estampa bem o retrocesso que vivemos, bem como a perpetuação da violência de gênero e a culpabilização das vítimas de violência.

Não podemos aceitar quietos que esse retrocesso venha do topo da pirâmide, a extinção da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, reflete bem o tamanho do prejuízo que veio como efeito cascatas para os Municípios, vários deles extinguiram seus equipamentos de proteção as Mulheres.

Positivamente a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, equipamento da Prefeitura de Taboão da Serra, está aumentando seus atendimentos e atividades terapêuticas, fomentando políticas para Mulheres, dando um grande suporte social para as mulheres que dela necessitam, trabalhando principalmente a transversalidade dentro do Governo Municipal.

E como romper esse ciclo de destruição com perdas de direitos e violação desses Direitos?

A solução é fortalecer cada vez mais os movimentos feministas, dando voz e mecanismos de atuação, precisamos de mais homens feministas e que lutem pelos Direitos das Mulheres, que sejam também as  vozes de nossas causas.

Que mais homens sejam feministas, lutem pelos direitos das mulheres, sejam contrários a cultura do estupro e todo e qualquer ato de abuso.

Sejam contra a violência a mulher, que coíbam atos de abuso e violência sexual, para demonstrar a necessidade da continuidade dessa luta o Mapa da Violência 2015, “ Homicídios Femininos no Brasil”, num grupo de 83 países com dados homogêneos, fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa uma posição pouco recomendada, a 5ª posição, somente El Salvador, Colômbia, Guatemala e a Federação Russa, evidenciam taxas superiores às do Brasil. Sendo a grande parte dessas mortes de mulheres negras.
Somente ser contra a violência não é o norteador para que ela seja extinta, precisamos de Leis mais rigorosas para punir crimes contra a mulher, Leis especificas como a Lei Maria da Penha, para coibir os crimes virtuais praticados nas redes sociais.

E principalmente que a mulher não seja considerada culpada pelo crime que foi acometida, um exemplo de retrocesso mundial diz respeito a um projeto de Lei em que homens mulçumanos lutam pelo direito de matar suas esposas, em represália a Lei de proteção as mulheres, que criminaliza a violência contra as mulheres em Punjab.

Nessa esfera devemos refletir e lutar, ou comemorar o dia 08 de março, se voltarmos ao passado, sim temos muito em que comemorar, grandes avanços e garantias de direitos, o direito ao voto é um marco importante de vitória.

Mas se formos visionários temos que criar mecanismos de proteção e empoderamento feminino para não sermos atropelados por projetos como o proposto pelos Mulçumanos.

Dia 08 de março não pode e não deve ser somente um dia de homenagens e sim de luta sociais, econômicas e políticas das mulheres, para colocarmos fim a misoginia como alguns homens tratam as mulheres e ao machismo que impera e que impede as mulheres de ocuparem os espaços de Poder.


Sueli Amoedo é advogada e Coordenadora dos Direitos da Mulher do Munícipio de Taboão da Serra.

 

 

PUBLICAÇÃO ORIGINAL: Artigo: Não traga flores se o seu respeito não vier junto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME