Saiu no G1
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Serviço substitui botão do pânico e é voltado para mulheres com medida protetiva, que somam mais de quatro mil em Londrina; quando usado, aplicativo aciona Guarda Municipal.
Começou a funcionar em Londrina, no norte do Paraná, um aplicativo para que mulheres vítimas de violência doméstica possam entrar em contato direto com a Guarda Municipal (GM) em caso de necessidade.
O serviço é voltado para as vítimas que têm medidas protetivas contra os agressores, que somam mais de quatro mil mulheres em Londrina.
Para utilizar o serviço, é preciso ter acesso ao aplicativo 153 por meio de um cadastro. O sistema é ligado à Central de Monitoramento da Guarda Municipal.
Ao ser acionado, o sistema comunica diretamente equipes da GM que recebem, também, a localização da vítima e podem acessar câmeras de monitoramento nas proximidades do local informado.
O sistema do aplicativo substitui o botão do pânico, que teve o contrato encerrado. Com isso, a prefeitura entendeu ser melhor trocar o serviço por questão de custos.
O aplicativo é mais barato, de acordo com a administração municipal, e atinge um maior número de vítimas. No caso do botão do pânico, apenas 100 mulheres das mais de quatro mil com medidas protetivas tinham acesso ao equipamento em Londrina, conforme a prefeitura.