HOME

Home

Amapá registra mais de 7 mil denúncias de violência contra mulher em 11 meses

Saiu no site G1

 

Veja publicação original:  Amapá registra mais de 7 mil denúncias de violência contra mulher em 11 meses

.

Dados são da Polícia Civil e do Ligue 180; números devem aumentar com as festas de fim de ano.

.

Por Victor Vidigal

.

Dados da Delegacia de Crimes Contra Mulher (DCCM) em Macapá e também do Ligue 180 mostram que o Amapá já registrou pelo menos 7.230 denúncias de violência contra a mulher de janeiro até novembro de 2018.

.

A DCCM informou que, até novembro deste ano, registrou 6.021 boletins de ocorrências sobre diversos crimes em que a mulher foi alvo das agressões, tanto físicas quanto psicológicas. Os números do 180 são referentes ao primeiro semestre do ano, e o registro chega a 1.209 denúncias feitas por ligação.

.

.

Delegacia de Crimes Contra a Mulher, em Macapá, funciona no bairro Santa Inês — Foto: Jorge Abreu/Arquivo G1 Delegacia de Crimes Contra a Mulher, em Macapá, funciona no bairro Santa Inês — Foto: Jorge Abreu/Arquivo G1

.

Segundo a delegada Sandra Dantas, titular da DCCM, o índice deste ano já é maior do que o registrado em 2017, a maioria deles são de violência doméstica praticada por ex-companheiros. Dentre os casos estão: lesão corporal, estupro, ameaça de morte, crimes contra à honra e um feminicídio.

.

“A maioria das ocorrências é ligadas a ex-companheiros, que geralmente já estão em outro relacionamento, mas, mesmo já tendo outra pessoa, não aceitam que elas digam ‘não’ à relação sexual, não aceitam ‘não’ das frequências de visitas à casa, não aceitam ‘não’ à entrada na casa em qualquer hora. E com isso causa o conflito”, contou Sandra.

.

.

Delegada Sandra Dantas responsável pela delegacia da mulher em Macapá — Foto: Victor Vidigal/G1Delegada Sandra Dantas responsável pela delegacia da mulher em Macapá — Foto: Victor Vidigal/G1

.

A delegada ainda prevê que, com as festas de final de ano, os casos devem aumentar consideravelmente, por isso, ela pede maior conscientização por parte das pessoas que forem comemorar no Natal ou Ano Novo.

.

“Nos preocupa muito por causa das festas, onde há excesso de álcool e outras drogas. No Natal, o número cresce bastante. A gente orienta as famílias para ficarem mais atentas com essa questão de excesso de drogas e álcool”, destacou a delegada.

.

Qualquer pessoa pode fazer a denúncia de violência doméstica, seja presencialmente na delegacia ou por meio do número 180. O sigilo da vítima e da testemunha é mantido pelas autoridades policiais.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME