Saiu no site CLUBE DE EMPREENDEDORES:
Existe uma máxima, muito antiga, que diz que uma pessoa só se completa quando planta uma árvore, tem um filho e escreve um livro. Se for verdade, Vanessa Cotosck pode se considerar completa; porque, é mãe, apaixonada pela natureza e uma das organizadoras do livro Empreendedoras de Alta Performance (Editora Leader). Na verdade, não apenas completa: “Considero-me também uma sortuda, por tudo o que a vida me proporcionou”.
E foi para compartilhar alguns desses aprendizados com você que batemos um papo com ela.
Você conversou com bastante gente. É possível encontrar alguns pontos em comum nas histórias dessas mulheres?
Sem dúvida. Conforme ia entrevistando, fui percebendo o quão diferentes eram os perfis de cada uma delas. No entanto, percebi também que, para que elas atingissem a alta performance, foram necessários alguns “ingredientes” comuns. São características que no final saltam aos olhos, como:
“FIQUEI UM BOM TEMPO OLHANDO O MÁRMORE, ATÉ ENXERGAR DAVI. ENTÃO, PEGUEI O MARTELO E O CINZEL, E TIREI TUDO O QUE NÃO ERA DAVI”.
Ou seja, essas mulheres conseguem olhar o bloco maciço do dia a dia e enxergar, nele, as oportunidades. E não têm medo de arregaçar as mangas para encontrá-las.
ESSE COMPARTILHAMENTO, QUANDO ACONTECE DE VERDADE, LEVA A OUTRO PONTO EM COMUM DAS MULHERES COM QUEM CONVERSEI: A GRATIDÃO.
Todas falaram sobre isso, sobre como elas próprias se sentem gratas pelo que conquistaram — e principalmente pelo que puderam compartilhar dessas conquistas com as pessoas ao redor.
Janete Vaz e Sandra Costa, criadoras do Laboratório Sabin, que o digam. É delas uma frase sobre coletividade e agradecimento que me marcou muito:
“A NOSSA PRINCIPAL MOTIVAÇÃO COMO EMPREENDEDORAS É A DE ESTARMOS RODEADA DE PESSOAS FELIZES E GRATAS. ESSE RECONHECIMENTO NOS ENERGIZA E ALEGRA, ALÉM DE REFORÇAR A SENSAÇÃO DE QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO”.
3 – Fôlego incansável. Não tem jeito: atingir a alta performance dá trabalho, muito trabalho. Mas as mulheres com quem conversei mostraram um ânimo e uma fibra inabaláveis. Sabem que é necessário doar 100%, às vezes até mais; mas têm resiliência de sobra para encarar os desafios — e principalmente os momentos difíceis, que não são poucos.
É aquela antiga metáfora do bambu: durante a ventania, o bambu enverga, mas não quebra. Quando aplicada a essas grandes mulheres, a frase é mais verdadeira do que nunca. Pois não há somente os desafios de gestão, do empreendimento; há os dilemas pessoais, em relação a cuidar da família, dos filhos.
4 – Força para enfrentar a dúvida do “mundo”: além desses desafios, as entrevistadas não escaparam aquelas perguntas que todo mundo faz a quem está mudando de carreira: “Será que você vai conseguir? Será que vai dar certo?” É normal no empreendedorismo. O pessoal imagina que a vida já está boa, arriscar para quê? Bem, tem a ver com o primeiro ponto lá em cima:
NÃO É UM SONHO QUALQUER QUE ESSAS MULHERES ESTÃO PERSEGUINDO. É UM SONHO GRANDE.
Você poderia compartilhar alguma história aqui?
Claro. Quero compartilhar a história de uma intraempreendedora, na verdade: a trajetória linda da Maria Gabriela Prado Manssur. Ela é promotora de Justiça do Estado de São Paulo, e começou a acompanhar de perto as evoluções da Lei Maria da Penha.
Então, ela enxergou uma oportunidade de empreender dentro do seu campo de atuação. Maria Gabriela começou a se relacionar com instituições para levar às mulheres o conhecimento de que elas têm direitos, que não podem sofrer agressões. “Saí do gabinete e fui à luta”, disse a intraempreendedora.
Então, ela criou vários projetos contra a violência doméstica, como o Maria Linda, o Tempo de Despertar (que virou lei), e até uma corrida oficial pelos direitos das mulheres. Com isso, ela obteve até reconhecimento internacional. E resume todo esse trabalho com uma frase que já vem se tornando famosa: “O lugar da mulher é onde ela quiser”.
Qual o grande aprendizado que ficou para você, dessas experiências?
É o amor que faz com que consigam se entregar e superar os desafios não apenas profissionais, mas pessoais que surgem no caminho de uma mulher. E é por tudo isso que serão sempre inspiradoras, exemplos de como é possível termos um mundo mais justo e igualitário
…..