HOME

Home

Alita: filme de ficção científica traz empoderamento feminino

Saiu no site GALILEU

 

Veja publicação original:   Alita: filme de ficção científica traz empoderamento feminino

.

Produzido por James Cameron, longa sobre guerreira ciborgue estreia no Brasil nesta quinta-feira (14)

.

Por Isabela Moreira

.

obre o que os diretores Guillermo Del Toro e James Cameron, responsáveis por A Forma da Água e Titanic, respectivamente, conversam quando se encontram? Aparentemente, sobre animes. Foi por recomendação de Del Toro que, no início dos anos 2000, anos antes de idealizar Avatar (2009), Cameron começou a assistir aos desenhos japoneses inspirados no mangá Alita: Anjo de Combate. Ele gostou tanto da história que leu todos os mangás da série e logo comprou os direitos para adaptá-la para o cinema.

.

Passaram-se quase 20 anos, mas ele finalmente conseguiu. Cameron produz Alita: Anjo de Combate, que chega às telonas no dia 14 deste mês. “Eu precisava encontrar a família certa para criar Alita”, disse o cineasta ao divulgar o primeiro trailer do filme.

.

.

Alita: Anjo de Combate conta a história de uma ciborgue com poderes especiais (Foto: Divulgação)

.

Entre os membros da família estão o diretor Robert Rodriguez (Pequenos Espiões), que conduz o longa, e a atriz Rosa Salazar, que interpreta a protagonista Alita. Com um orçamento de mais de US$ 200 milhões, o filme conta ainda com estrelas como Jennifer Connelly, Markeshala Ali e Michelle Rodriguez no elenco.

.

No longa, Alita é uma ciborgue sem memória cujos restos são encontrados no lixo pelo cientista Dyson Ido (Christoph Waltz). Após ser reconstruída, ela se torna uma espécie de filha para o pesquisador, e logo começa a investigar o próprio passado, descobrindo que tem habilidades especiais.

.

.

Filme é baseado em série de mangás (Foto: Divulgação)

.

“Eu imprimi todas as páginas do primeiro mangá e comecei a colorir as ilustrações porque queria passar o máximo de tempo possível conhecendo todos os aspectos de Alita”, revela Salazar. Para viver a ciborgue, a atriz treinou artes marciais e usou um traje especial de captação de movimentos que, na pós-produção, transformou sua aparência.

.

.

Rosa Salazar usou um traje de captura de movimento para interpretar Alita (Foto: Divulgação)

.

“Ao assistir ao filme, esquecemos rapidamente que seres como Alita não são reais. Você tem que se lembrar que ela foi desenvolvida com a ajuda de efeitos especiais”, ressalta James Cameron. “Ela tem os olhos grandes e o rosto em formato de coração, completamente inspirada na aparência da personagem nos mangás.”

.

O resultado é uma impressionante guerreira lutando para descobrir quem é — e para sobreviver — em um futuro distópico em que o conflito entre humanos e máquinas ganha novos contornos.

.

Assista ao trailer de Alita: Anjo de Combate.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME