Saiu no site G1
Veja publicação original: Agentes de saúde passam por treinamento para atender vítimas de violência doméstica
.
Ação foi feita com profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Poços de Caldas (MG).
.
Os profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas (MG) receberam treinamento específico para atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. A capacitação com uma psicóloga, durante todo o mês de setembro, foi feita para ensinar enfermeiros, técnicos e o setor de administração a lidar com os casos.
.
A unidade é a porta de entrada para atendimentos nestes casos. “Com a capacitação, os profissionais ficam alinhados para receber essa paciente com mais humanidade”, explica o coordenador de enfermagem Deusdete Inácio de Souza Júnior.
.
A intenção também é que os profissionais encaminhem as vítimas para Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas. No local, elas terão atendimento individual com assistentes sociais e psicólogos.
.
Em relação às denúncias, elas só são investigadas caso a própria vítima queira. “Nós não podemos obrigar a mulher a fazer a denúncia. Mas este serviço de referência que a gente faz é onde ela vai ser acolhida, orientada e lá vão poder dar suporte a essa mulher”, explica o assistente social Rafael Vitor Amâncio Franklin.
.
.
Atendimentos a vítima de violência serão feitos pelos profissionais da UPA em Poços de Caldas (MG) — Foto: Marcelo Rodrigues/EPTV
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.