HOME

Home

A mulher que levou o design gráfico para os computadores

Saiu no site As Mina na História:

Susan Kare é uma designer que fez história na vida de todos nós. Mas provavelmente, pouca gente sabe disso.

Nascida em Nova York, no dia 6 de abril de 1954, Susan é doutora em Arte pela Universidade de Nova Iorque.

Concebeu várias fontes, ícones, e diverso material de marketing para o sistema operacional do Macintosh, o Mac OS, nas suas primeiras versões de 1984. O seu trabalho, mais propriamente, a influência deste, ainda hoje é visível em interfaces gráficas, principalmente em programas de edição de imagens, como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator, nos ícones das ferramentas de edição e no ícone da lata de lixo.

Foi uma das pioneiras no desenho de pixels, em que o desafio é conseguir representar em poucos pixels, um conceito ou ideia.

Os seus trabalhos mais conhecidos, são: a fonte Chicago, utilizada na interface do Mac OS, e também nas primeiras 3 gerações do iPod; a fonte Geneva; a fonte Cairo; o ícone Happy Mac, que surgia no arranque do sistema operativo Mac OS, representando um “computador contente”, que deu as boas-vindas aos utilizadores durante 18 anos, desde a primeira versão, até ao Mac OS X 10.2, sendo substituído pelo logotipo cinzento da Apple; e o símbolo da tecla de comando (command key ou Apple key) nos teclados do Apple Macintosh.

Após sair da Apple em 1985, foi uma das primeiras a trabalhar na NeXT. Desde 1988, obteve sucesso como designer gráfica independente, trabalhando com clientes como a Microsoft e a IBM. Os seus projetos para a Microsoft, incluíam o desenho das cartas no jogo do solitário no Microsoft Windows 3.0, assim como em vários ícones e elementos gráficos desta versão do Windows, o ícone do bloco de notas (Notepad), e vários programas do painel de controle, permanecendo na sua essência, inalterados desde 1988 até 2001, quando surgiu o Windows XP.

Recentemente, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) começou a recolher/adquirir esboços e anotações dos blocos de notas de Susan Kare.

 

 

Publicação Original: A mulher que levou o design gráfico para os computadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME