Saiu no site R7:
Veja publicação original: A menina que fundou negócio aos 4 anos e, aos 13, é CEO de sucesso
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Empreendedora adolescente Mikaila Ulmer começou vendendo limonada com mel, seguindo receita de bisavó, na porta de sua casa; hoje, comanda, ao lado do pai e da mãe, conhecida marca de bebidas com ‘missão social’.
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As limonadas de Mikaila Ulmer estão em mais de 500 lojas dos Estados Unidos, mas, infelizmente, a menina tem apenas uma nota C em matemática.
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Ela conta ter pouco tempo para estudar, pois se dedica a tocar um negócio bem-sucedido, do qual é fundadora e chefe.
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Aos 13 anos, se um dia ela está na escola, no outro está dando palestra sobre empreendedorismo. “Não é moleza, isso é certo”, diz ela.
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“Às vezes, tenho que faltar aula para dar uma entrevista, viajar ou participar de um programa de televisão. Outras vezes perco alguma coisa porque tinha uma prova ou algum projeto da escola.”
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Vendendo 360 mil garrafas de sua limonada por ano em lojas caras, como a rede de supermercados Whole Foods, Mikaila é uma das empresárias mais jovens dos EUA.
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A limonada vem em quatro sabores, mas todos levam mel
ME & THE BEES/BBC BRASIL
Ela virou adolescente faz pouco tempo, mas já toca seu negócio, baseado em Austin, no Estado do Texas, desde os quatro anos de idade.
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Com a ajuda dos pais, Mikaila começou a vender sua limonada em 2009. Naquele ano, instalou uma mesinha em frente à casa onde morava, e começou a vender a bebida – uma receita da década de 1940, de sua bisavó.
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A receita leva mel, e nessa mesma época, Mikaila foi picada duas vezes por abelhas em duas semanas.
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Seus pais disseram a ela que, em vez de entrar em pânico toda vez que visse uma abelha, ela deveria pesquisar melhor para entendê-las e o papel essencial que os insetos desempenham na polinização e no ecossistema.
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Isso inspirou Mikaila a doar parte do dinheiro que ganha com a venda de limonadas para organizações que protegem abelhas que produzem mel.
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Em pouco tempo, começou a vender sua limonada para uma pizzaria local. Pouco depois, o negócio começou a crescer – mas 10% do lucro ainda vão para grupos de conservação ambiental.
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Mas com a mãe de Mikaila, D’Andra, e o pai, Theo, tão envolvidos no negócio, surge a pergunta: quem de fato manda no empreendimento?
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“No início era só eu, espremendo limonada na minha barraca, mas aí meus pais desenharam uns adesivos legais para os copos”, diz Mikaila.
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“À medida que o negócio foi crescendo, tive que dizer ‘não consigo fazer isso sozinha’, e foi aí que tive que começar a pedir ‘mãe, pai, como eu faço uma logomarca? E como acho uma fábrica? E onde tem mais lojas?'”
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O fato de os pais terem estudado administração com certeza ajudou. D’Andra tem formação em marketing e vendas e Theo, em administração de negócios.
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Mas D’Andra diz que ela e Theo tinham “zero” experiência na área de comidas e bebidas.
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Mikaila diz que o diferencial foi o trabalho em equipe.
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“Somos co-CEOs porque eu tomo as decisões que meus pais não tomam e eles tomam as que eu não tomo”, diz ela.
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“Além disso, sou jovem, não sei tudo, então vou sempre levar a opinião deles em conta.”
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O grande momento foi em 2015, quando Mikaila tinha nove anos e a empresa assinou contrato com a rede de supermercados Whole Foods.
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“A Mikaila e a empresa chamaram nossa atenção por vários aspectos”, diz Jenna Gelgand, do Whole Foods.
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“A empresa tinha um produto único, gostoso, e uma fundadora entusiasmada e uma missão social. Ficamos impressionados na mesma hora com a Mikaila, uma jovem empreendedora com visão para conscientizar sobre a importância da polinização.”
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No mesmo ano Mikaila foi apresentada a telespectadores de todo o país quando participou do programa Shark Tank, no qual empreendedores vendem suas ideias para possíveis investidores.
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A apresentação dela foi boa o bastanta para convencer um deles, Daymond John, chefe da loja de roupas Fubu, a investir U$ 60 mil (cerca de R$ 227 mil).
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Dois anos depois, um consórcio de jogadores de futebol americano investiu U$800 mil (pouco mais de R$ 3 milhões).
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Mikaila segue ganhando prêmios para jovens empreendedores negros, e foi elogiada pelo ex-presidente Barack Obama.
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Quando ele ainda estava na presidência do país, a chamou para a Casa Branca, em 2015, e um ano depois, ela dez a introdução dele em um evento de mulheres.
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Geoffrey Soares, dono da Summit Beverage Group, que começou a engarrafar a limonada da Me & The Bees no ano passado, diz que Mikaila é uma ótima embaixadora da marca.
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“Você pode até ter um bom produto, mas se não tem uma boa história, como vai se destacar? É um mercado difícil”, diz ele.
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“Sem Mikalia, não sei como teriam feito tanto sucesso. Ela é muito importante, mas ao mesmo tempo, todo o mundo precisa de ajuda. São uma boa família, têm o compromisso de construir algo legal.”
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Mikalia diz que quer abrir mais negócios, mas também pensa nos estudos.
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“Quero abrir novas empresas. Para mim, ter só uma é meio chato”, diz.
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“Eu gosto de ficar pensando em nomes e logos, essa é a parte mais divertida. Também estou ansiosa com começar o colegial, mas estou animada para fazer novos amigos e não ter que usar uniforme.”
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