Saiu no site CONSULTOR JURÍDICO
A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) promoverá no sábado (27/7) o 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras. O evento integra a programação do Julho das Pretas, uma iniciativa da Comissão Permanente de Igualdade Racial da entidade.
O congresso abordará temas importantes para a atuação das mulheres negras no cenário jurídico brasileiro. Entre os tópicos discutidos estarão o ativismo judicial na esfera penal, o planejamento tributário empresarial e os desafios de um novo Código Civil.
Por fim, durante o evento será entregue a Medalha Tereza de Benguela, que visa a reconhecer a contribuição das mulheres negras à advocacia e à luta pela justiça e igualdade.
O Julho das Pretas celebra duas ações históricas representativas para mulheres negras, ambas tendo como referência esta quinta-feira (25/7). O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha tem como objetivo valorizar as lutas e conquistas das mulheres negras na América Latina e no Caribe, promovendo reflexão sobre as desigualdades raciais e de gênero na região. No Brasil, também nesta quinta, é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela, conhecida como Rainha Tereza, que no século 18 foi uma líder quilombola à frente do Quilombo do Quariterê (atual estado do Mato Grosso).
Serviço
Julho das Pretas — 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras de São Paulo
Data: Sábado (27 /7)
Horário: 9h às 16h
Local: Sede da OAB-SP (Rua Maria Paula, 35, 2º Andar, Bela Vista, São Paul)
Clique aqui para se inscrever