Saiu no site NSC TOTAL
Em ano de campanhas políticas, confira a lista preparada minuciosamente pelo NSC Total
O México elegeu a candidata Claudia Sheinbaum para a presidência do país. Com mais de 99 milhões de votos, ela sucederá o atual mandato de Andrés Manuel López Obrador, que a apoiou durante a campanha eleitoral. Mas, ao contrário do país mexicano, muitas nações ainda não tiveram líderes mulheres ao longo de sua história.
Por isso, preparamos uma lista com os principais países ao redor do mundo que foram governados, até os dias de hoje, apenas por homens. Continue a leitura e confira!
Os países que nunca tiveram líderes mulheres na política
Estados Unidos
Abrindo a lista estão os Estados Unidos. O país norte-americano é um dos que mais possuem fortes tradições presidenciais ao redor do mundo. Ele, contudo, nunca elegeu de fato uma líder mulher. A ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, até disputou a eleição de 2016 mas foi derrotada por Donald Trump. Já o atual presidente, Joe Biden, tem Kamala Harris como vice, a primeira mulher a ocupar esse cargo.
França
Assim como nos EUA, a França também nunca teve uma líder mulher. Marine Le Pen, entretanto, membro da Assembleia Nacional, chegou a disputar a presidência por três vezes, mas foi derrotada em todas elas.
Rússia
Em nenhuma das conhecidas fases políticas modernas da Rússia o país foi liderado por uma mulher. Ao longo de todo o período soviético, inclusive, apenas homens ocuparam os cargos mais altos do governo – algo que se repete anualmente após a queda do regime socialistam, tendo Boris Yeltsin, Dmitry Medvedev e Vladimir Putin sido eleitos como chefes de Estado nos últimos anos.
Canadá
Sendo considerado um dos países mais progressistas da América do Norte, o Canadá nunca teve uma primeira-ministra mulher. Contudo, o atual cenário do país parece favorável para que isso venha a acontecer em breve. Isso porque 2021 foi o ano em que mais mulheres se candidaram a cargos políticos nas eleições canadenses, sendo que 103 delas foram, de fato, eleitas para a Câmara dos Comuns.
Dados sobre a presença de mulheres na presidência
Segundo o site Statista, em 2023 apenas 15 mulheres ocupavam posições de liderança em países ao redor do mundo, sendo que esse número atingiu seu pico entre os anos de 2014 e 2019 com 17 líderes mulheres em diferentes nações do Globo. E entre os Estados que se destacam por terem tido mulheres no cargo mais alto da política nacional estão a Alemanha e a Inglaterra.
No caso da Alemanha, Angela Merkel foi a premiê do país por 15 anos. Já o Reino Unido chegou a ter Margareth Thatcher como primeira-ministra por 11 anos. Na América do Sul, por sua vez, a Argentina se destaca por ter tido três mulheres como chefe de Estado. O Brasil, por outro lado, teve apenas Dilma Rousseff como presidente mulher entre 2011 e 2016.