Saiu no Governo de São Paulo
A assistente financeira Janaina Pinheiro volta para casa sempre após as 20h. No ponto da Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da capital paulista, já presenciou furtos de celulares. “É muito difícil estar em um lugar que você não se sinta bem e não tem ninguém para te ajudar. Você olha para um lado, olha para o outro e não tem ninguém para te ajudar”, relata.
Mas esse cenário mudou a partir desta semana. O Governo de São Paulo lançou o projeto Abrigo Amigo, iniciativa que oferece companhia a mulheres que estão sozinhas à espera do transporte público. Por meio de um painel digital, elas conseguem participar de uma videochamada com uma atendente do programa.
Para iniciar a chamada, basta a passageira pressionar um botão na tela do painel digital. O equipamento tem conexão direta com uma central de atendimento, com funcionamento das 20h às 5h.
Os pontos de ônibus beneficiados contam com câmera noturna, microfone, sensor de presença e conexão à internet. A passageira e a atendente conseguem conversar olhando uma para a outra. A atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela.