Saiu na AMAERJ
Leia a publicação original
As juízas Renata Gil, auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e ex-presidente da AMAERJ e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e Adriana Ramos de Mello, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), participarão do seminário “O Sistema de Justiça pelas mulheres”. O encontro acontecerá na quinta-feira (23), das 9h30 às 17h, no auditório da Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo.
O seminário terá quatro painéis, nomeados em homenagem a mulheres pioneiras na história da Justiça brasileira: Esperança Garcia, considerada a primeira advogada do Brasil; Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher a exercer a advocacia no país; Auri Moura Costa, primeira juíza do país; Mary de Aguiar Silva, primeira magistrada negra do Brasil; e Maria Rita Soares de Andrade, primeira juíza federal do Brasil.
Promovem o evento o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a EPM, com o apoio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de São Paulo (Comesp) e da Revista Justiça & Cidadania. Os coordenadores são o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, e o diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior.
14h30 – Painel 3 – Mary de Aguiar Silva | Julgamento com perspectiva de gênero
Professora Silvia Carlos da Silva Pimentel – PUC/SP
Juíza Vanessa Ribeiro Mateus – Presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis)
Juíza Maria Domitila Prado Manssur – Coordenadora da área de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EPM
Procuradora federal Manuelita Hermes Rosa Oliveira Filha – Secretária de Altos Estudos do STF (a confirmar)
Juíza Adriana Ramos de Mello – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (moderadora)