Saiu na Forbes
Leia a Publicação Original
A Microsoft, em parceria com a Ong de capacitação em tecnologia WoMakersCode, está lançando a primeira Maratona Mulheres na Inovação para capacitar mulheres e meninas na área de tecnologia. TI é um mercado com enorme demanda de profissionais: a cada ano, há 100 mil vagas abertas e sem profissionais para preenchê-las. Por conta disso, muitas empresas têm lançado programas de educação em TI para trazer mulheres a esse mercado como uma das soluções para o problema.
A igualdade de gênero nessa indústria ainda é terreno a ser conquistado. As mulheres representam 20% da força de trabalho no setor, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E o mercado de tecnologia é o mais desigual entre gêneros no quesito salarial, de acordo com a Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela consultoria Mercer e obtida com exclusividade pela Forbes. Tudo isso afasta mulheres da indústria. “Queremos qualificar nossa população em habilidades digitais para que possam ter acesso às oportunidades que a tecnologia está criando. E fomentar o recorte de gênero, sem dúvidas, é parte fundamental nesse processo”, afirma Alessandra Karine, vice-presidente para o setor público, educação e saúde e líder do pilar de diversidade e inclusão na Microsoft Brasil.