Saiu no NEXO
Brasil registra milhares de casos anualmente. Para especialistas no tema, enfrentamento exige envolvimento de toda a sociedade e começa pela educação e informação
Entre 2019 e o primeiro semestre de 2021, foram registrados 129 mil casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil, considerando os crimes de estupro, exploração sexual, mortes violentas intencionais, maus-tratos e lesão corporal doméstica. Os dados são de um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e foram obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação).
Neste texto, o Nexo faz um breve panorama desse tipo de violência no Brasil, lista quais as boas práticas na prevenção aos maus-tratos e conversa com especialistas sobre o papel da sociedade no enfrentamento a esse problema.
O retrato no Brasil
O problema da violência contra crianças e adolescentes não é gerado por uma única causa, e sim por diversos fatores que atuam em conjunto. Por isso, a prevenção também demanda uma atuação intersetorial e exige políticas públicas de áreas variadas.
No Brasil, as meninas são alvos mais recorrentes, mas os meninos também figuram significativamente nos levantamentos. No caso dos meninos, os casos aparecem mais entre os 4 e 10 anos de idade. Nas meninas, a violência ocorre principalmente na pré-adolescência e no início da adolescência.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/12/07/Como-prevenir-maus-tratos-e-viol%C3%AAncia-contra-crian%C3%A7as?position-home=1
© 2021 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.