Saiu no GLAMOUR
Quase dois terços das vítimas de estupro em Londres desistem de suas queixas dentro de um mês após terem ido à polícia – é o que confirma relatório feito por Claire Waxman, do Victims’ Commissioner (organização do governo do Reino Unido).
De acordo com a pesquisa, entre as que alegam estupro ou agressão sexual à polícia, 65% desistiram da queixa depois, um aumento de 7% em comparação com o último relatório feito há dois anos.
Para Claire, dentre os motivos para isso estão o tratamento dado pela polícia e o medo sobre a “busca de tiras digitais”, que exigia que as vítimas divulgassem todos os seus dados de telefones celulares para apuração do caso.
O estudo levou em conta relatos de vítimas e uma delas afirmou: “reportar à polícia foi o maior erro que já cometi. Eles não acreditaram em mim, eles me menosprezaram, questionaram meu estilo de vida e minimizaram minhas experiências”.
Em contrapartida, a comandante Melanie Dales, chefe da polícia metropolitana em proteção pública, disse que eles estão investindo milhões a mais em perícia digital. “Entendemos que o estupro e a agressão sexual grave são extremamente angustiantes e afetam profundamente as vítimas, e também reconhecemos que há muito mais que devemos fazer para promover melhorias nos resultados da justiça criminal que elas merecem”, disse ela.