HOME

Home

Augusta Brito: “O maior desafio não é a campanha, mas chegar a esse espaço de poder masculino”

Saiu no DIÁRIO DO NORDESTE

Veja a Publicação Original

A deputada e procuradora especial da Mulher na AL-CE relembra a trajetória política para apontar os avanços que ainda são necessários na presença da mulher na política

“A política vem sempre privilegiando o homem”, diz a deputada estadual Augusta Brito, do PCdoB, antes de reforçar que as mulheres têm de estar “em todos os espaços de poder onde são decididos, inclusive, projetos de lei que vão interferir diretamente na vida da mulher”. Ela entende muito bem o que diz, afinal é a primeira mulher a atuar como líder do Governo na história da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

Em entrevista ao programa PontoPoder e ao Diário do Nordeste, como convidada do Projeto Elas, iniciativa do Sistema Verdes Mares em prol de fortalecer a luta pelos direitos das mulheres e a conquista de novos espaços, inclusive políticos; a atual vice-líder do Governo e procuradora especial da Mulher na AL-CE relembra a trajetória política para desenhar as metas do futuro.

Augusta Brito começou a luta social pela enfermagem, área em que é formada, e que a levou a compreender a importância de batalhar pelo outro na instância política. Foi prefeita do município de Graça, na Serra da Ibiapaba, durante dois mandatos, além de ter comandado a Secretaria de Educação de São Benedito, antes de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa, para a qual foi reeleita.

No legislativo estadual, busca ampliar a atuação para além de áreas e pautas “ditas femininas”, como ela mesma caracteriza, mas sem esquecer que as mulheres – devido a uma histórica desigualdade de gênero – precisam ter um olhar diferenciado na elaboração de políticas públicas. No trabalho à frente da Procuradoria Especial da Mulher, busca acolher aquelas que têm tido direitos violados, mas também trabalhar para que cada vez mais mulheres possam adentrar e terem atuação efetiva nos espaços de poder.

“Tenho uma vontade de fazer mais, de inspirar uma mulher a entender que se aquela ‘caboca’ daquela cidade pequena no pé da serra conseguiu, porque eu não consigo? Porque eu não vou ser candidata?”

Augusta Brito (PCdoB)
Deputada estadual

CONFIRA ENTREVISTA COMPLETA

A SENHORA TEM UMA LARGA EXPERIÊNCIA NA VIDA PÚBLICA. FOI PREFEITA DO MUNICÍPIO DE GRAÇA POR DUAS VEZES, ASSUMIU A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO BENEDITO, ALÉM DE ESTAR NO SEGUNDO MANDATO COMO DEPUTADA ESTADUAL. FOI FÁCIL DECIDIR SAIR DA ATUAÇÃO MAIS SOCIAL E DISPUTAR UM MANDATO ELETIVO?

Não foi fácil, eu não pensava (em disputar um mandato). Meu pai era político, então a vida toda estive ali vendo tudo que ele ia fazendo, mas não tinha a intenção nem o desejo de ter um mandato. Sempre gostei de estar perto das pessoas, sempre gostei muito de ajudar de alguma forma. Não sabia que isso ia influenciar ou que tinha a ver diretamente com ter um mandato, ter algum cargo político. Depois, fui estudar, me formei em enfermagem, voltei para Graça e fui trabalhar no posto de saúde, como enfermeira, e começou a identidade de ajudar as pessoas, de procurar levar aquela política pública, de uma forma séria, para aquela pessoa que mais precisa, através da própria enfermagem.

Leia a Matéria Completa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME