Saiu no G1
Veja a Publicação Original
A bonequinha de pano ‘Vitória’ nasceu para imprimir o processo de transformação e superação das mulheres com câncer de mama. A cabeça dela mostra o cabelo, antes da quimioterapia, mas, ela também fica careca, ganha outro tipo de cabelo e voltar a ter os fios saudáveis. A boneca é confeccionada por mulheres que venceram o câncer de mama e, agora, são voluntárias do Instituto Neo Mama, de Santos, no litoral de São Paulo.
José Luiz Neto Francisco, presidente do Instituto Neo Mama, dá continuidade ao trabalho da esposa Gilze Francisco, que morreu de Covid-19 em maio deste ano. Ele conta que tanto Gilze como as voluntárias tinham muita dificuldade em explicar para as crianças as fases do tratamento contra o câncer. Por isso, surgiu a ideia de criar uma boneca.
“A ideia é falar para as crianças que a pessoa tem a cabeça cabeluda. Ela teve um problema, está tomando um remédio, ele é muito bom, vai salvar ela, mas faz o cabelo cair. Daí, tem outra cabeça da boneca sem o cabelo, você vai trocando. Depois, tem a cabecinha com o turbante, outra com o cabelo enrolado. O cabelo vai voltando a crescer e mudamos para a cabeça normal, a primeira”, explica.