Saiu no G1
Veja a Publicação Original
Público é só 10% do total de vítimas protegidas com esse recurso jurídico. Operação é trabalho preventivo para evitar que crimes mais graves aconteçam.
A Polícia Civil do Amapá deflagrou, nesta sexta-feira (6), uma operação para fiscalizar o cumprimento de cerca de 100 medidas protetivas em Macapá. A ação tem como objetivo evitar que crimes mais graves contra as mulheres possam acontecer.
A fiscalização iniciou por volta das 9h, sob comando da Delegacia de Crime Contra as Mulheres (DCCM) de Macapá. Até a última atualização desta reportagem, os agentes ainda estavam nas ruas.
De acordo com a delegada Sandra Dantas, titular da DCCM, atualmente cerca de mil medidas protetivas estão em vigor para garantir a segurança de mulheres que foram vítimas de violências praticadas por ex-companheiros, familiares ou conhecidos.
Sandra afirmou ainda que Macapá apresentou diversas tentativas de feminicídio e casos de violência doméstica este ano, o que chamou a atenção.
A fiscalização, que já acontece desde outubro de 2019, objetiva frear crimes contra mulheres e é caracterizada como um trabalho preventivo. As visitas acontecem em diversos bairros da capital.
Outra operação com o mesmo objetivo foi deflagrada em Santana na quinta-feira (5). No município, que integra Região Metropolitana de Macapá, 20 medidas protetivas foram monitoradas.