Saiu no PORTAL TERRA
Veja a Publicação Original
Um novo projeto está sendo lançado nesta terça-feira, dia 1º de junho, para somar forças no combate à crise climática no Brasil. A diferença, dessa vez, está no foco principal da proposta: as mulheres! Sim, o projeto Mulheres Unidas pelo Clima – Muc Brasil, tem na sua essência a ideia de conectar, sensibilizar e mobilizar mulheres na luta contra a emergência climática.
O projeto de comunicação e educação ambiental tem como principais objetivos difundir informações sobre os impactos da destruição ambiental e as consequentes mudanças climáticas na vida de mulheres e meninas brasileiras.
Propõe, além disso, o desenvolvimento e capacitação de mulheres como forma de empoderamento para assumirem espaços de decisão e elaboração de novas políticas públicas votadas à gênero e clima.
O Muc Brasil começa através da idealização de duas mulheres, uma jornalista ambiental e outra gestora ambiental, ambas mães, ambientalistas e sonhadoras. O projeto nasce no sul de Santa Catarina, mais especificamente dentro de uma unidade de conservação federal – a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APBF) – e pretende expandir para outras regiões do Brasil, trazendo maior diversidade para a rede e conectando novas mulheres de diferentes cores, raças e etnias.
Além da luta por igualdade de gênero e justiça socioambiental, o projeto busca facilitar espaços de capacitação e educação ambiental, além da utilização da comunicação como importante ferramenta de “desmistificação” do assunto.