Hoje (31/01), me senti muito honrada em ministrar aula no curso de Direito Digital da Insper, a convite do Dr. Renato Opice Blum, sócio do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados e Professor Coordenador do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista em Direito e do curso de Direito Digital da INSPER.
Discutimos e analisamos algumas questões relacionadas ao mundo cibernético. Proteção de dados na internet, questões relacionados a pedofilia no mundo virtual, assédio sexual nas redes sociais, Cyberbullying, pornografia revanche e aspectos processuais de crimes de ódio e intolerância na internet foram as pautas abordadas na aula.
O curso de Direito Digital da Insper foi desenvolvido para quem deseja aprofundar seus conhecimentos jurídicos e corporativos associados ao amplo universo da internet. A grade de aulas possibilita os alunos uma participação efetiva e uma interpretação clara das questões abordadas. É um curso que desperta questões extremamente relevantes no Brasil.
Foi um grande desafio e senti um frio na barriga. Mas a interação dos alunos e alunas me permitiu total liberdade para aprofundarmos sobre esses assuntos e uma grande oportunidade para tomarmos consciência sobre como a violação de privacidade na internet impacta a vida das pessoas.
Diante de fatos criminosos praticados por vingança e preconceito na internet, o Governo Federal disponibilizou um espaço online de denuncias para garantir mais segurança na rede virtual. O “humanizaredes.gov.br” é um canal de denuncias que analisa e vincula o link da internet em que ocorre a violação do cidadão e encaminha aos órgãos competentes, conforme ordenamento jurídico brasileiro.
É sempre muito importante estudar as questões relacionadas à segurança da informação.
Agradeço pelo convite especial ao Dr. Renato Opice Blum. Amei a experiência.