HOME

Home

Quase 9% das mulheres já sofreram alguma violência sexual na vida, revela IBGE

Saiu no O GLOBO

Veja a Publicação Original

RIO – Sete milhões e meio de mulheres já sofreram algum tipo de violência sexual no país, ou quase 9% (8,9%) das mulheres com 18 anos ou mais. Entre os homens, a agressão foi relatada por 1,868 milhão deles, o que corresponde a 2,5% do total.

Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2019 e divulgados nesta sexta-feira (7), mostram o risco de ser mulher no Brasil.

“A diferença de ocorrência de alguma violência sexual entre mulheres e homens é explícita. Entre as mulheres, 8,9% relataram ter sofrido alguma violência sexual na vida. Nos homens, essa taxa é de 2,5%”, afirma a analista da pesquisa Flavia Vinhaes.

A distância clara entre mulheres e homens não se repete nas comparações dos casos de agressão sexual por faixa etária ou por cor ou raça, quando se considera a ocorrência de uma agressão sexual alguma vez na vida.

Menor gasto da década:em ano de aumento da violência contra a mulher, Damares Alves usa apenas 1/4 do orçamento disponível para a área

Na faixa etária de 18 a 29 anos, a taxa é de 7,2%, enquanto no grupo de 30 a 39 anos é de 6,7%. Por raça, o índice foi de 5,7% entre os brancos, 6,6% entre os pretos e 5,8% entre os pardos.

“Entre os grupos de idade, as diferenças não são tão gritantes, se sobrepõem. E isso também ocorre na população branca, preta, parda e também por rendimento. Os percentuais podem ser bastante próximos”, diz Flavia.

Quando se considera os 12 meses anteriores à entrevista, os dados da Pesquisa Nacional de Saúde mostram que 1% das mulheres com 18 anos ou mais sofreram violência sexual, o que corresponde um contingente de 885 mil mulheres.

Companheiros ou ex-companheiros foram responsáveis por mais da metade (53,3%) dessas agressões sexuais entre as mulheres. Entre os homens, foram 332 mil que reportaram agressão sexual nos 12 meses anteriores à entrevista, o que corresponde a 0,4% do total de homens.

Na análise de agressões sexuais a curto prazo – nos 12 meses anteriores à entrevista – a faixa etária passa a ser um maior fator de risco: quanto mais jovem, maior é o percentual. Na faixa etária de 18 a 29 anos, 1,6% desse grupo sofreu alguma violência sexual no período, índice que passa para 0,6% no grupo de 30 a 39 anos, 0,7% na faixa entre 40 e 59 anos e 0,2% entre os idosos (acima de 60 anos).

Leia a Matéria Completa Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME