Saiu no EXTRA
Veja a Publicação Original
Uma oportunidade que não pode ser desperdiçada! Até o próximo domingo, dia 24, o Festival Frente Feminina (FFF) está com inscrições gratuitas para a residência artística EnCena Preta, que acontece virtualmente, de 8 a 22 de fevereiro, com a artista britânica Marissa Lestrade. No evento, que será traduzido para o português, serão abordados temas como afetividades, ancestralidades e brasilidades em narrativas performáticas.
— Vamos fazer uma conexão do Brasil com a Inglaterra, unindo 20 negras do país com Marissa, que tem um trabalho engajado com mulheres em situação de vulnerabilidade na África — explica Larissa Mauro, curadora da EnCena Preta ao lado das atrizes Mariana Nunes e Shirley Cruz.
Idealizado por Larissa e pelas brasilienses Anna Marques e Catarina Accioly como um festival voltado para mulheres artistas de Brasília, a edição deste ano do FFF, prevista para acontecer em março, será voltada para a discussão do afrofuturismo, que dialoga com a ideia do corpo negro no futuro.
— Queremos celebrar os corpos e as vozes das artistas negras do nosso país. Isso ajuda a resgatar a ancestralidade africana dessas artistas, relacionando com o que significa ser artista negra no Brasil — define Larissa.
No ano passado, a 1ª edição do FFF contou com seis dias de programação de espetáculos dirigidos e protagonizados somente por mulheres brasilienses. Desta vez, serão escolhidas dez artistas de Brasília e mais dez de outras cidades.
As inscrições para a residência acontecem no site festivalfrentefeminina.com.br. Podem se candidatar artistas negras maiores de 18 anos, cis ou transexuais, que atuem no teatro, na dança, na música, no audiovisual e no circo.