Saiu no VALOR INVESTE
Veja a Publicação Original
Em 2020, o programa de formação e mentoria Dn’A Women, organizado pelos bancos Goldman Sachs Brasil, Deutsche Bank, UBS e BNP Paribas, atraiu 4 mil universitárias para 60 vagas. Forte demanda mostra que as mulheres estão em buscas de colocações em finanças, mas ainda são poucas as iniciativas
Trinta porcento. É difícil encontrar uma empresa do mercado financeiro que tenha um percentual acima de 30% de mulheres em relação ao quadro total de funcionários. Quando avaliados cargos de diretoria e conselho de administração, então, os números são ainda menores. Uma das maneiras de garantir maior representatividade feminina nas empresas é por meio da atração de novos talentos. E um processo seletivo em especial mostra o forte e crescente interesse de jovens mulheres para conhecer esse mercado.
Idealizado e organizado pelos quatro bancos internacionais no Brasil – Goldman Sachs, Deutsche Bank, UBS e BNP Paribas – o programa Dn’A Women fez em 2020 sua segunda edição. Mesmo com as limitações que a pandemia trouxe, o programa atraiu 3.997 candidatas para as 60 vagas, três vezes mais do que sua primeira edição, em 2019, quando 1.318 universitárias se candidataram para o programa de mentoria e formação.
A média de 66,6 candidatas por vaga (ante 22 no ano anterior) abre os olhos do setor financeiro para uma realidade: as meninas estão querendo sim ocupar mais espaços no mercado financeiro, mas falta ainda aproximação com as empresas do setor, conhecimento sobre as áreas em que podem atuar e oportunidades de emprego.