Saiu na Marie Claire.
Veja a Publicação original.
Em meio à crise causada pela Covid-19, o isolamento social tem sido a forma mais segura de combater a propagação do coronavírus, mas ele traz fatores de riscos que implicam no aumento da violência de gênero. Na pandemia, mulheres estiveram mais vulneráveis, muitas por estarem confinadas com o próprio agressor em tempo integral. Por isso, mais do que nunca, se faz fundamental reconhecer iniciativas que promovem pessoas e projetos de enfrentamento a esse mal.
“Nesta edição, buscamos identificar as ações que mais impactaram de forma emergencial as tantas mulheres afetadas severamente por essa crise”, diz Laura Ancona, diretora de redação de Marie Claire. “Dando continuidade ao propósito de sempre, de ampliar vozes, romper as barreiras do silêncio e salvar vidas”, afirma.
Para Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon, o Prêmio Viva 2020 carrega responsabilidade adicional ao observar o ciclo de vulnerabilidade para o qual muitas mulheres acabaram voltando como as principais atingidas também pelo desemprego. E, ao indicar quais iniciativas, para além do enfrentamento da violência no contexto da pandemia, nos ajudarão a emergir da crise. “Aperfeiçoamos nosso trabalho envolvendo mais parceiros em diferentes áreas de apoio à mulher, assegurando maior representatividade em todas as regiões do país. E, ainda que em um cenário difícil, tem sido animador detectar que soluções impactantes para o momento já estão em curso”, completa a executiva.