Veja a Publicação original.
Você já deve ter visto monumentos iluminados de rosa ou pessoas usando um lacinho feito de fita cor de rosa na blusa: esses são sinais que o Outubro Rosa chegou. A campanha – sempre realizada em outubro, claro – acontece em vários países e procura conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama.
E ela é mais do que necessária: o câncer de mama é um dos três tipos de câncer com maior incidência no mundo, ao lado dos cânceres de pulmão e o colorretal. Por ano, há uma média de 2 milhões de casos de câncer de mama diagnosticados no planeta.
No Brasil, os números também são grandes. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, de 2020 a 2022, sejam diagnosticados anualmente 66.280 novos casos de câncer de mama – isso significa que, a cada 100 mil mulheres, 62 terão a doença.
Só em Santa Catarina, o INCA estima que haverão 3.370 casos entre 100 mil mulheres. É, de longe, o câncer com maior incidência. Para se ter uma ideia, o segundo câncer mais comum, o de cólon e reto, deve aparecer em 1.150 mulheres, entre 100 mil.
> Em 20 anos, mortes por câncer de mama crescem 158% em Santa Catarina
Por isso, o Outubro Rosa é tão importante. Mas você sabe como a campanha surgiu?
Confira, abaixo, a história do Outubro Rosa e muitas curiosidades sobre esse mês colorido.