Saiu no EXTRA.
Veja a Publicação original.
O Corpo de Bombeiros do Rio terá pela primeira vez mulheres à frente de grupamentos operacionais. As tenentes-coronéis Silvia Santana, Fabiana Cruz e Viviane Lenida vão comandar os quartéis de Vila Isabel, Jacarepaguá e Humaitá, respectivamente.
“Essa é primeira vez que o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro terá mulheres oficiais combatentes à frente desses grupamentos operacionais. É uma honra trabalhar com as oficiais. Precisamos valorizar cada vez mais o trabalho das mulheres em diferentes áreas”, disse o governador em exercício Cláudio Castro.
As três entraram juntas na corporação, em 2001, na primeira turma feminina de oficiais do Corpo de Bombeiros. Elas foram nomeadas pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro.
“Essas militares se destacam pela excelência e pela competência. Elas serão responsáveis pelas operações de três importantes unidades da capital fluminense. Me sinto honrado de poder reconhecer e valorizar esses talentos”, afirmou o coronel Leandro Monteiro.
Também participou do encontro a major Rachel Lopes, a primeira mulher comandante piloto de aeronaves dos bombeiros. Hoje, atua ao lado de duas mulheres pilotos.
Formada em Direito e mestranda em Segurança e Defesa Civil, a tenente-coronel Silvia Santana, de 37 anos, tem experiência nas áreas operacional e administrativa. Trabalhou por vários anos no socorro do quartel de Vila Isabel, unidade que agora passa a assumir, combatendo incêndios e integrando operações de busca e salvamento. Recebeu duas medalhas na corporação, uma delas por bons serviços prestados.