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A Intel, em parceria com a PrograMaria, criou um evento que tem como objetivo atrair as mulheres para o mercado de tecnologia. O Sprint PrograMaria Confiança e Comunicação, que será 100% digital e acontecerá entre os doas 14 e 18 de setembro, terá lives, videoaulas, artigos e palestras ministradas por mulheres profissionais do setor.
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A intenção do evento é incentivar e dar ferramentas para que as mulheres se empoderem, ocupem seus espaços e desenvolvam suas carreiras, principalmente na tecnologia, na qual a sua participação ainda é pequena – apenas 20%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já estão garantidas as presenças de Gisselle Ruiz Lanza, diretora geral da Intel Brasil, Ana Peña, diretora de comunicação da Intel para América Latina e Canadá, Bárbara Toledo, gerente de varejo da Intel, entre outras referências femininas.
Programação
De acordo com a Intel e a PrograMaria, os temas abordados nos quatro dias de evento terão como base três módulos principais:
- Eu comigo mesma – esse módulo será para refletir sobre a relação das mulheres com elas mesmas, entendendo mais sobre os mecanismos que minam a autoconfiança e as consequências disso para a vida;
- Eu com o mundo – que servirá para incentivar as mulheres a darem voz às suas histórias e ocuparem seu espaço, com ferramentas para criar narrativas pessoais ou apresentações de trabalho, e lidar com o medo de falar em público;
- Eu com as outras pessoas – nesse módulo serão tratados temas como feedback, comunicação assertiva, comunicação não-violenta, entre outros.
Números preocupantes
Um levantamento exclusivo realizado pela PrograMaria com quase 700 mulheres trouxe dados alarmantes sobre a participação das mulheres no mercado de tecnologia e, não apenas sobre o preenchimento de vagas, mas também com relação ao comportamento. De acordo com os dados, 88,63% já foram interrompidas por outra pessoa do time e para 39,70% isso acontece frequentemente ou sempre. Em outro prisma, 80,2% já se sentiram uma fraude no ambiente de trabalho e 90,61% não eram ouvidas, enquanto 99,18% já sentiram falta de mais mulheres palestrando nos eventos de tecnologia e 57,50% têm interesse em palestrar em eventos do setor. Por fim, 42,01% se sentem muito ou totalmente estagnadas em suas carreiras e 25,70% se sentem totalmente estagnadas em sua carreira.