Saiu no Site AMIGAIRÔNICA
Veja a Publicação original.
Feminismo e empoderamento feminino – apesar de interligados, são conceitos diferentes. Enquanto o feminismo é considerado um movimento que luta pela equidade social, política e econônica entre gêneros, o empoderamento feminino é a consciência coletiva, resultado de ações que fortalecem as mulheres. Ou seja, o empoderamento feminino nada mais é que a consequência dos movimentos feministas.
Há um bom tempo as mulheres pelo mundo vem batalhando para conquistar a igualdade de gênero e fortalecer o papel de todas as mulheres na sociedade, seja no ambiente familiar ou corporativo.
Direito ao voto, leis do trabalho, lideranças corporativas, direito ao estudo, salários justos… Esses e outros direitos foram conquistas que infelizmente mulheres corajosas e determinadas tiveram que ir às ruas e protestar para mudar a realidade.
Mulheres empreendedoras que procuram ganhar mais espaço no trabalho, mães solteiras em busca de oferecer boa qualidade de vida aos filhos ou donas de casa e esposas oprimidas pelos companheiros. Essa lista de filmes maravilhosos que preparamos à você foi criada para inspirar não só mulheres, mas todos aqueles que procuram enfrentar qualquer tipo de desigualdade ou injustiça.
Cada história envolve uma mulher determinada e resiliente, então prepare a pipoca e o brigadeiro e veja a lista de filmes que selecionamos com mulheres protagonistas de suas próprias histórias.
1) Revolução em Dagenham (2010)
O primeiro filme da lista que preparamos sobre o empoderamento feminino é a Revolução em Dagenham. O filme mostra mulheres que protestam em busca de igualdade de gênero. Dagenham é um bairro londrino, onde ficarava a sede de uma das fábricas da Ford. Além do mais, a história se passa em 1968, quando a empresa empregava 55 mil funcionários homens e apenas 187 mulheres – que trabalhavam como costureiras dos bancos de automóveis. O protesto dessas mulheres era, principalmente, em prol de melhorias nas condições de trabalho e salários competitivos aos dos homens.
2) As Sufragistas (2015)
O direito ao voto no Brasil só foi conquistado em 1932. Além disso, ainda no século XX, a educação feminina era voltada somente aos cuidados com o lar e a familia. Pois bem, este filme mostra exatamente isso. Londres, começo do século XX, início do movimento feminista que tentou chamar a atenção de políticos, procurando incluir as mulheres às questões de voto e educação. No filme, as incríveis atrizes Meryl Streep, Helena Bonham Carter e Carey Mulligan nos fazem experienciar como foi a realidade desta época.
3) Estrelas Além do Tempo (2017)
O filme baseado em fatos reais conta a história de três mulheres negras que trabalham na NASA em 1961, durante a Guerra Fria. O foco é ressaltar a invisibilidade feminina na agência americana, já que o local de trabalho era exclusivamente masculino, assim como a forte questão do preconceito racial. Esse filme é maravilhoso, pois as protagonistas, interpretadas por Janelle Monáe, Taraji P. Henson e Octavia Spencer, após muita persistência, tornaram-se fundamentais para a trajetória dos EUA.
4) A Menina de Ouro (2004)
Não é à toa que esse filme conseguiu tantos prêmios. Essa história mostra que não há limites para conseguir o que desejamos. Maggie Fitzgerald, papel da atriz Hilary Swank, é uma mulher pobre que tem o sonho de se tornar uma boxeadora profissional. Muito mais do que um filme sobre box, é uma drama sobre coragem, determinação e superação.
5) Rainha de Katwe (2016)
História sobre a vida de Phiona, interpretada pela atriz Madina Nalwanga, a menina que mora numa região pobre de Uganda, orfã de pai e que é obrigada a deixar a escola para trabalhar nas ruas. Após assistir à uma aula de xadrez, se apaixona pelo jogo e decide que irá superar todas as suas dificuldades para realizar o sonho de se tornar uma das melhores enxadristas do mundo. Entre as várias lições do filme – amor à família, persistência, humildade e desapego aos bens materiais – o drama mostra a trajetória de ascensão de Phiona em meio às adversidades.
6) Joy – O Nome de Sucesso (2015)
Dedicado às mulheres audaciosas, o filme conta a história real de Joy Mangano. Mãe solteira de dois filhos que está passando por uma fase financeira bem ruim, que cria várias ideias de produtos para casa revolucionários após um pequeno acidente doméstico. Interpretada por Jennifer Lawrence, a história fala sobre uma mulher empreendedora que, mesmo passando por dificuldades em casa, precisa enfrentar provocações e obstáculos para alcançar o sucesso tão desejado.