HOME

Home

Para brasileiras, Malala lembra atentado e pede: “Nunca subestime sua voz”.

Saiu no site Universa

Veja a publicação original: Para brasileiras, Malala lembra atentado e pede: “Nunca subestime sua voz”.

Uma das mais famosas ativistas na luta pelo direito à educação para meninas, a paquistanesa Malala Yousafzai, 23, participou neste sábado de evento Expert XP, promovido pela XP Investimentos, e falou, entre outros assuntos, sobre o desdobramento da pandemia para jovens estudantes e a importância de manter sua voz em defesa da emancipação feminina por meio da educação.

Após o evento, Universa também participou de um bate-papo de Malala com cerca de 20 brasileiras —entre elas a deputada federal Tabata Amaral, a ativista Stephanie Ribeiro, Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, e Maite Schneider, fundadora da Transempregos e embaixadora da Rede Brasil Empreendedora.

“Não podemos deixar milhões de meninas sem educação”, disse a ativista. “Os problemas variam conforme as regiões. No Brasil, há meninas que saem da escola por gravidez precoce e por outros motivos, como não ter o apoio financeiro da família. Eu dou apoio às ativistas do Brasil, que lutam pela igualdade de gênero, pela educação e também pelos professores”. O Fundo Malala atua prioritariamente no Brasil, Afeganistão, Índia, Líbano, Nigéria, Turquia e Paquistão. Universa já contou sobre um desses projetos.

Uma provável evasão escolar pós-pandemia, fruto do aprofundamento da crise econômica derivada da crise sanitária, também foi motivo de preocupação da ativista. “Depois da pandemia, elas têm o direito de voltar à escola”, pede. Um relatório do Fundo Malala estima que 20 milhões de garotas em idade compatível com o ensino médio no mundo poderão ficar fora da escola depois que a crise do coronavírus passar. O número é associado ao medo de retomar a vida cotidiana das famílias e à necessidade de elas contribuírem financeiramente, deixando os estudos para trabalhar.

Depois de encerrar o evento ao lado do pai e cofundador do Fundo Malala, Ziauddin Yousafzai, a jovem conversou com um grupo de cerca de menos 20 mulheres, entre jornalistas e lideranças políticas, do qual Universa fez parte.. Veja os principais trechos dessa passagem virtual de Malala pelo Brasil. Ativismo pela educação e outras pautas Mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, em 2014, Malala completou 23 anos no dia 12 de julho. Na vida pessoal, celebrou recentemente mais uma conquista: concluiu a faculdade de Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Equilibrar o ativismo e os estudos, aliás, apontou, é a parte mais difícil de ser Malala. A pr… – Veja mais em https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/07/18/malala.htm?cmpid=copiaecola

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME