Saiu no G1
Veja a publicação original: Viatura da GCM é destinada a fiscalizar medidas protetivas por violência doméstica em Peruíbe
A Prefeitura de Peruíbe, no litoral de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira (15) que destinou uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) exclusivamente para patrulhamento contra violência doméstica e familiar na região. A ação faz parte de um projeto em parceria com o Poder Judiciário.
A patrulha fiscalizará medidas protetivas buscando a garantia e a efetividade dessas medidas, ainda de acordo com a prefeitura, dando uma segurança a mais para as mulheres e seus filhos que sofreram situações de violência doméstica.
O patrulhamento da viatura destinada ao programa foi denominado Patrulhamento Somos Marias. O nome se dá por conta da ação que é parceria com o projeto Somos Marias, idealizado pela juíza Danielle Grandinetti, de Peruíbe.
Além da viatura caracterizada, o projeto prevê também capacitação para os guardas municipais que participarão do patrulhamento, com curso teórico, treinamento físico e capacitação prática.
Projeto Somos Marias
O projeto Somos Marias foi idealizado para coordenar diversas frentes para auxiliar as vítimas de violência doméstica de Peruíbe. Além de cartazes espalhados pela cidade com o telefone de auxílio do projeto, o (13) 99710-4414, uma sala do fórum da cidade foi reformada e se transformou em um espaço para receber as mulheres e seus filhos. No local, há atendimentos psicológicos em grupo e individual.
Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município também dá assistência jurídica 24h às vítimas. A Comissão da Mulher recebe mensagens pelo WhatsApp (13) 99756-0281.