Saiu no site MARIE CLAIRE
Veja publicação original: Banco Central japonês tem primeira mulher na diretoria em 138 anos
A executiva Tokiko Shimizu foi nomeada nesta segunda-feira (11) e está na instituição desde 1987
Tokiko Shimizu foi nomeada nesta segunda-feira (11) para a direção executiva do Banco Central japonês. Ao assumir a função, a executiva de 55 anos se torna a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria do Banco do Japão em seus 138 anos de história. Tokiko está na instituição desde 1987.
A instituição passou por um “reforma” para cumprir a a necessidade de ter mais mulheres nos cargos principais do banco. Tokiko fará parte de uma equipe de seis executivos responsáveis pela administração das operações diárias.
Quase metade, 47%, do corpo de funcionários do Banco do Japão é formado por mulheres. No entanto, apenas 13% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres. A presença feminina em áreas importantes, como especialistas em assuntos jurídicos e sistemas de pagamento e notas bancárias também é baixa, apenas 20%.
Tokiko tem uma trajetória de 30 anos no banco, foi gerente geral da Europa e representante da instituição em Londres, entre 2016 e 2018. Antes, a executiva já havia ocupado cargos no departamento de mercados financeiros e em operações de câmbio.
Você já acessou o Beauty Tudo hoje? Todos os dias tem uma avaliação nova de produto na mais diversa plataforma de beleza do país.
..