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Veja publicação no site original: ‘BBB20’, feminismo e racismo: as bandeiras que andam agitando o reality
Prior, considerado machista, foi eliminado da casa com votação histórica: agora será a luta contra o racismo que deve decidir o páreo na reta final
Por Tamara Nassif –
Independentemente da qualidade do programa, um velho e eficiente elemento do “pão e circo”, ainda mais alienante em tempos de coronavírus, o BBB20 mostra sua força ao ser um dos poucos entretenimentos da TV aberta que sobreviveu à pandemia. E essa força nada mais é que um reflexo das tensões sociais do lado de fora: haja vista edições passadas também bem-sucedidas. Em 2005, por exemplo, Jean Wyllys, que depois ingressou na política, foi o porta-voz da homofobia em escala nacional. Em 2010, seu completo oposto, o vitorioso Marcelo Dourado, mostrou uma reação da masculinidade estereotipada e agressiva.
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Na atual edição, o feminismo foi o tema que dominou a primeira metade do programa. A próxima narrativa a ser instaurada, e que deve definir a final do programa, é o racismo. Babu Santana, único homem negro desta edição é favorito ao prêmio. A médica Thelma Assis também segue em sua cola rumo à final. Ambos constantemente dão às remanescentes aulas de “o que é racismo e você não parou para prestar atenção”. Movimentação, aliás, que em breve pode tirar Manu Gavassi, a grande vencedora da briga do feminismo, que agora pode ser derrotada: a jovem cantora teve tuítes antigos recuperados com falas consideradas preconceituosas.
Apesar das evidências, o programa não pode se gabar como um trunfo do feminismo, do racismo, tampouco da defesa dos oprimidos. O que o BBB20 faz é maximizar, com a ajuda do alcance da TV aberta, discussões que têm pipocado nas redes sociais e, nelas, um engajamento muito expressivo. Até figurões como Bruna Marquezine, Neymar, Bruno Gagliasso e Gabigol demonstraram apoio aos últimos emparedados, bem como Fernando Haddad e o deputado Eduardo Bolsonaro. Mais do que iluminar as causas, o resultado é, para o bem ou para o mal, o crescimento exponencial da tal militância “de sofá”.
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