Saiu no site Esporte Interativo:
Se, em 2016, vimos Rafaela Silva desafiando os preconceitos de cor e gênero para conquistar o ouro olímpico no judô, em 1948, uma atleta abria as portas para as mulheres negras nos Jogos Olímpicos. Melânia Luz foi a primeira negra na história a representar o Brasil em uma Olimpíada.
Nascida no dia 1º de junho de 1928, Melânia fez parte da equipe de atletismo do São Paulo, praticando corrida e salto em distância. A atleta escreveu seu nome de vez na história do esporte nacional quando disputou a Olimpíada de Londres, em 1948, onde competiu nas provas de 200 metros rasos e revezamento 4 x 100 metros rasos, onde bateu o recorde sul-americano, ao lado das companheiras de disputa, que formavam a primeira equipe feminina de atletismo do Brasil.
Além de ter no currículo alguns Estaduais e títulos do Troféu Brasil, Melânia foi vice-campeã (1947) e campeã (1949) sul-americana no revezamento 4 x 100 metros, prata nos 200 metros rasos (1947 e 1949) e bronze nos 100 metros rasos (1947).
Mesmo depois de aposentada, Melânia não abandonou as pistas. Ela disputou competições como veterana e quebrou recordes sul-americanos nas categorias +65 e +70.
Apesar de ser pouco lembrada, Melânia é um símbolo de resistência e pioneirismo. Ela fez com que outras atletas, que se enxergavam nela, acreditassem que é possível traçar um caminho no esporte. Mais que representar o Brasil, ela fez com que mulheres negras, suas semelhantes, se sentissem representadas.
Publicação Original: Melânia Luz: a primeira mulher negra na história a representar o Brasil em uma Olimpíada