HOME

Home

13°salário: saiba como organizar as finanças sem o dinheiro extra

Saiu no site FINANÇAS FEMININAS

 

Veja publicação no site original:   13°salário: saiba como organizar as finanças sem o dinheiro extra

.

Por Carol Nogueira

.

O pagamento do 13° salário deve beneficiar aproximadamente 81 milhões de brasileiros, segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A renda extra que é um direito concedido aos trabalhadores com carteira assinada, geralmente, é utilizada para quitar dívidas, comprar os presentes de natal ou viajar no final do ano.

.

Contudo, as trabalhadoras autônomas e microempreendedoras individuais não receberão a grana extra e, por isso, vão precisar ter um bom planejamento financeiro para arcar com as despesas de final de ano e as contas de janeiro.

.

Para auxiliar a sua organização financeira, conversamos com dois especialistas em finanças pessoais. Com planejamento, você não passa sufoco e consegue aproveitar as festas sem preocupações. Confira.

.

.

Avalie seu padrão de gastos no final do ano e economize

.

O primeiro passo para quem não recebe o 13° salário, é fazer um planejamento detalhado dos gastos. Elle Braude, planejadora financeira CFP da Planejar, explica que profissionais autônomas e microempreendedoras precisam entender qual é o padrão de despesas durante essa época do ano. Avalie quanto vai gastar com presentes, comemoração de Natal e Ano Novo, viagem, contas em janeiro, entre outros.

.

Anotar todas as despesas é fundamental para desenhar seu planejamento financeiro nessa época do ano. Os aplicativos de gestão de orçamento, como o Mobills ou Guia de Bolso podem auxiliar o mapeamento dos gastos.

.

“Uma vez que esse padrão de gastos foi levantado, o próximo passo é economizar mensalmente para ter reservas quando chegar a hora certa de gastar, ou seja, provisionar esses gastos”, diz Braude.

.

Se as suas despesas em dezembro e janeiro somam R$ 3 mil, por exemplo, a partir de janeiro do ano seguinte, você pode economizar um valor mensal durante os próximos 12 meses e assim estar preparada para os gastos de final de ano. Com planejamento financeiro, você evita recorrer ao crédito bancário e fica com a conta no azul.

.

.

Tenho dívidas: como posso me organizar financeiramente?

.

O final de ano é marcado por promessas e metas a serem cumpridas no ano seguinte. Quem tem dívidas, certamente, sonha começar 2020 com todas as pendências quitadas.

.

Pagar as dívidas sem o auxílio do 13° salário, exige disciplina para montar um planejamento financeiro e segui-lo a risca, sobretudo, com a tentações da Black Friday, festas de Natal, Réveillon e férias. “Vale fazer um sacrifício de gastar o mínimo possível com estas datas para arrumar a situação, e, nos próximos anos, ter um conforto maior na finanças que permita, caso a pessoa queira, aproveitar a época de uma maneira diferente”, pondera Victor Lavagnini Barboza, especialista em finanças pessoais.

.

Outra dica importante que pode aliviar a falta do 13° salário para trabalhadoras autônomas e MEIs, é ter uma reserva de emergência para arcar com os imprevistos e as sazonalidades dos negócios. “Para muitas profissionais, dependendo do ramo em que atua, época de festas tem pouca receita, e nessas horas, a reserva de emergência ajudará a atravessar essa fase sem deixar de honrar com os compromissos, inclusive as dívidas”, afirma Braude.

.

.

Planejamento financeiro para começar 2020 no azul

.

É necessário ter cautela com as tentações, sobretudo, Black Friday e entender a sua realidade financeira. Antes de gastar, pondere seu faturamento, priorize o pagamento das dívidas e as obrigações para 2020, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar dos filhos, entre outros para montar seu planejamento financeiro.

.

“Dentro do seu contexto, tenha um orçamento realista para as celebrações de final de ano, assim você terá dinheiro suficiente para as obrigações do ano seguinte”, aconselha Braude.

.

13-salario-saiba-como-organizar-as-financas-sem-o-dinheiro-extra-

.

.

Evite o cartão de crédito nas compras

.

Segundo Barboza, é muito comum bancos e instituições financeiras subirem o limite dos cartões de crédito nesta época do ano, liberando mais crédito para as pessoas aproveitarem a Black Friday e as festas de final de ano. No entanto, o aumento do limite pode ser a corda para o cliente se enrolar.

.

Barboza recomenda restringir o uso do cartão de crédito nas compras, principalmente, para quem não tem um bom planejamento financeiro, está apertada financeiramente e não tem controle com o cartão de crédito. Além disso, você evita parcelamentos que podem comprometer seu orçamento em 2020. “Vai comprar presentes? Saia com uma lista em mãos e com o dinheiro separado para cada um deles”, diz.

.

.

Pagar à vista é a melhor opção para as compras

.

Se você quer começar o próximo ano sem pendências, a melhor alternativa é pagar à vista. Dessa forma, é possível negociar descontos e manter o controle das finanças.

.

E lembre-se: o gasto precisa estar dentro das possibilidades do seu orçamento. Caso seja necessário parcelar, certifique-se que vai conseguir pagar no tempo certo para evitar mais juros no cartão.

.

.

Economizar dinheiro no dia a dia

.

Para economizar dinheiro no dia a dia, questione se você realmente precisa daquele item e evite as compras por impulso. Pesquise opções mais baratas, compare os preços, faça listas, negocie descontos para pagamentos à vista e o mais importante: estabeleça um limite de gastos no orçamento. Se você gasta menos, consegue ter dinheiro para investir e realizar seus sonhos.

.

.

Grana extra para complementar o orçamento

.

Neste final de ano, as trabalhadoras autônomas e MEIs podem buscar trabalhos alternativos para obter uma renda extra. A profissional pode produzir e vender produtos, já que nesta época, muitas pessoas buscam presentes, recomenda Barboza.

.

“Outra opção é abrir o armário e buscar roupas, acessórios, livros e qualquer coisa que já não esteja mais sendo utilizado para vender em grupos de desapego”, finaliza.

.

Fotos: AdobeStock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME