Saiu no site GAROTAS NERDS
Veja publicação original: Banco Imobiliário: nova versão do jogo inverte a lógica de gênero
.
Por Natalia Sierpinski
.
A Hasbro lançou uma nova versão do seu tradicional jogo Monopoly, no Brasil conhecido como Banco Imobiliário, com “mulheres que ganham mais do que os homens”. A ideia é trazer para tabuleiro o debate sobre o gap salarial entre gêneros que existe na vida real.
.
Em uma sociedade em que os diretos das mulheres não estão em pé de igualdade aos diretos dos homens, temos diversas situações cotidianas, como por exemplo, as mulheres receberem um salário menor que um homem receberia para estar no mesmo cargo.
.
.
Assim, ao nos voltarmos ao mercado de trabalho, vemos várias desigualdades de gênero e questões sociais e culturais, que de maneira estrutural e recorrente, acabam trazendo diferenças na vida prática dos sujeitos. As mulheres são relacionadas ao ambiente doméstico e ao cuidado dos filhos, enquanto os homens são relacionados a vida pública ao trabalho e a profissão. Ainda hoje temos muitos casos de entrevistas de empregos que perguntam as mulheres como elas fariam para cuidar dos filhos e trabalhar, e não fazem a mesma pergunta aos homens que tem filhos.
.
Em números, temos que apenas 10% das patentes de invenções são de mulheres. O que não acontece porque as mulheres são menos capazes de produzir invenções ou criar novas tecnologias, mas sim porque o acesso a oportunidades e incentivo para este campo é mais recorrente para os homens em detrimento as mulheres.
.
Pensando nessas questões, a Hasbro anunciou o lançamento de um novo jogo de banco imobiliário chamado “Ms. Monopoly” que inverte a lógica de gênero no mercado de trabalho e foi apresentado como “um mundo onde as mulheres tem uma vantagem que habitualmente é desfrutada pelos homens”. No jogo as mulheres recebem 240 unidades de moedas na casa de pagamentos, enquanto os homens recebem apenas 200 moedas.
.
.
.
Outra mudança significativa nesse jogo é que as invenções dos itens do jogo são creditadas às mulheres. O próprio nome do jogo é referência a uma magnata do ramo imobiliário que atua a favor de mulheres empreendedoras. Trazendo essa ideia para além do jogo, a Hasbro investiu mais de vinte mil dólares para financiar três jovens cientistas que moram no Canadá, Irlanda e Estados Unidos. No vídeo abaixo é possível conferir cada uma falando um pouco mais sobre suas invenções.
.
.
A primeira edição do jogo foi lançada em setembro no Estados Unidos, ainda não temos previsão do lançamento do jogo para o Brasil.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.