Saiu no site CÂMARA DOS DEPUTADOS
Veja publicação original: Desafios da participação feminina na política é tema de debate
.
As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discutem hoje as cotas para mulheres e o desafio da participação feminina na política
.
.
O debate foi proposto pelas deputadas do Psol Sâmia Bomfim (SP), Fernanda Melchionna (RS), Áurea Carolina (MG) e Talíria Petrone (RJ). Elas lembram que, desde 1995, há uma regulamentação no Brasil que prevê cotas de 30% nas listas de candidaturas proporcionais em todas as esferas de poder.
.
Apesar de hoje a participação feminina na Câmara ter aumentado mais de 50% nas últimas eleições, os índices de participação política feminina no país são ainda muito baixos.
.
Segundo as parlamentares do Psol, esse salto se explica por conta da obrigatoriedade do investimento do fundo eleitoral partidário nas candidaturas de mulheres, e não apenas a reserva de candidaturas femininas.
.
Hoje as mulheres ocupam 15% das 513 cadeiras da Câmara. Com 77 deputadas exercendo o mandato, essa é a maior bancada feminina da história da Casa.
.
As deputados, no entanto, alertam que ainda há muito para avançar e que o Brasil segue sendo um dos últimos colocados em participação política das mulheres e promoção de igualdade de gênero nos espaços de poder.
.
Foram convidadas para discutir o assunto, entre outras:
– a ex-ministra do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio;
– a promotora de Justiça de São Paulo Vera Lúcia Taberti; e
– a cientista política e professora da Universidade de Brasília, Flávia Biroli.
.
Confira a lista completa de convidados
.
A audiência será realizada no plenário 12 a partir das 10 horas.
.
O evento será transmitido ao vivo pela internet. Os interessados poderão participar enviando perguntas e sugestões aos convidados. Clique aqui e participe.
.
- Da Redação – ND
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.