Fui convidada pela Faculdade Estácio de Cotia para falar sobre Sustentabilidade e Violência Contra as Mulheres, em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha.
Foi um evento incrível; dentre os objetivos específicos destacaram-se a defesa da igualdade de gênero, a prevenção da violência contra a mulher e o desenvolvimento sustentável.
Fiquei admirada com o engajamento dos alunos e alunas com o tema e com a responsabilidade social da faculdade. É necessário pensar e acreditar que mudanças de comportamentos são possíveis e podem ser alcançadas, principalmente na busca de ações e soluções para uma vida livre de qualquer tipo de violência.
No evento abordamos o tema Violência contra a mulher, que, infelizmente, é um fenômeno generalizado e uma grave violação dos direitos humanos e que afeta negativamente o desenvolvimento social.
Sete em cada dez mulheres dizem ter sofrido violência física e\ou sexual em algum período de sua vida, por fatores de discriminação, cultural, econômica e sociais. A importância do tema é inquestionável em todos os lugares e um dos principais objetivos do Milênio da ONU (Organizações Nacionais Unidas), ‘’Igualdade entre os sexos e a valorização da mulher.’’
Falamos também sobre a importância da Sustentabilidade, que são ações e atividades humanas, de todos os setores, seja no meio ambiente, na economia, educação ou administração pública, que de alguma forma visam inteirar as satisfações e necessidades atuais dos seres humanos, sem implicar e comprometer as gerações futuras.
Fiquei muito honrada em dividir fala com o Professor Joel Nunes, que falou sobre Ética e Valores, com a Dra Ângela Maluf, que apresentou seu projeto ‘’De Anas a Marias’’ e com a Profª Viviane Margareth Oliveira dos Santos que falou sobre um tema de extrema importância, a ‘’Violência da infância transforma o amanhã.’’
Me emocionei com a apresentação do coral, com o poema ‘’Essencialmente Mulher’’, declamado por Rosangela Benedicto e no final encerramos com a música ‘’Somos tão jovens’’, do Legião Urbana.
Foi assim que comemorei meus 13 anos de ingresso no Ministério Público, com muito aprendizado e mostrando um pouco do meu trabalho. Agradeço aos alunos e alunas da Faculdade Estácio pelo carinho com que fui recebida e espero voltar em breve.
Obrigada pelo convite.