Saiu no site SEGS
Veja publicação original: Sindicato das Seguradoras oferece mais uma turma gratuita da Oficina de Elétrica Residencial Básica para Mulheres
.
Por Juliana Winge
.
Projeto promovido em parceria com a Diosa – mão de obra feminina busca empoderar mulheres e capacitá-las a fazer pequenos reparos em casa
.
O número de mulheres que moram sozinhas vem aumentando nos últimos anos, mas quando surge um problema como fazer? O setor de reparos domésticos ainda é um destes onde homens prestadores de serviço são maioria. Pensando nisso, o Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS) promove mais uma oficina gratuita de elétrica básica para mulheres em parceria com a Diosa – mão de obra feminina. As primeiras turmas oferecidas no início do ano tiveram as vagas preenchidas em poucas horas, e uma longa lista de espera, comprovando que esta é uma demanda da mulher moderna.
.
A estudante Nina Milanez, 18 anos, participou de uma das edições anteriores e afirma que além do conhecimento adquirido, acredita que escolheu a profissão que pretende seguir. “Achei muito legal ver na prática o que a gente aprende em sala de aula. Já estava pensando em fazer Engenharia Elétrica no vestibular e agora tenho praticamente certeza que farei este curso”, declarou.
.
O evento acontece na manhã do dia 20 de julho, na sede da entidade, e abordará de forma simples e prática como funcionam as correntes elétricas, trocas de resistência de chuveiro, ferramentas que devem ser utilizadas, além de ensinar a fazer a instalação de tomadas. As participantes também sairão com uma luminária ou extensão montadas por elas mesmas no dia. “Nosso objetivo é mostrar para elas que podem fazer pequenos reparos sem a necessidade de depender de alguém. Ou então, se contratarem algum profissional, que ela saiba acompanhar o serviço e questionar se não estiver sendo bem-feito”, afirma o Presidente do SINDSEGRS, Guacir Bueno.
.
A escolha do tema não foi por acaso, segundo dados do Anuário Estatístico Brasileiro dos Acidentes de Origem Elétrica 2017, da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), a incidência anual de curto-circuito com incêndio mais que dobrou entre 2013 e 2016. Em quase 100% dos casos, o incêndio aconteceu por aquecimento gerado por sobrecarga ou curto-circuito. Ao mesmo tempo, apenas 12% das residências gaúchas possuem seguro. Dentre as ocorrências elétricas, a grande maioria se deve a uso irregular de T e secador de cabelo, itens muito utilizados pelas mulheres. “Queremos conscientizar não apenas sobre a importância do seguro residencial, mas também da prevenção, que é a base fundamental de nosso negócio. Se a pessoa não pode investir em cobertura neste momento, é importante ela saber como o sistema elétrico funciona para evitar sinistros”, esclarece Bueno.
.
Serão disponibilizadas 16 vagas gratuitas através do link https://bit.ly/30JnTQn
.
.
Sobre a Diosa
A Diosa é uma empresa de intermediação de serviços prestados por mão de obra feminina na área de consertos e reformas residenciais. Além disso, a empresa oferece diversos cursos para o público em geral como Manutenção doméstica básica, Mecânica, Marcenaria, dentre outros.
.
.
SERVIÇO
Oficina Gratuita de Elétrica Residencial Básica para Mulheres
Data: 20 de julho – sábado
Horário: das 9h às 13h
Local: SINDSEGRS (Av. Otávio Rocha, 115, 7º andar)
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.