Saiu no site FINANÇAS FEMININAS
Veja publicação original: 5 momentos marcantes da Copa do Mundo de Futebol Feminino
.
Por Carol Nogueira
.
A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 ainda não acabou, mas certamente será lembrada por conseguir espaço na TV aberta pela primeira vez, atrair a atenção do mundo inteiro para a modalidade e trazer grandes mensagens das atletas.
.
Eliminada nas oitavas de final, a seleção brasileira de futebol feminino deu um show dentro e fora dos campos, provando mais uma vez que as mulheres são tão boas quanto os homens no futebol e devem ser valorizadas igualmente. Futebol é, sim, coisa de mulher e as atletas vêm mostrando a importância da modalidade. Confira alguns momentos marcantes que devemos celebrar hoje e sempre.
.
.
1- Marta se tornou a maior artilheira de Copas do Mundo
.
É rainha que chama, né? Seis vezes eleita a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta Silva, 33 anos, conquistou o posto de maior artilheira da história das Copas do Mundo. A atacante superou a marca do alemão Mirislav Klose, que já marcou 16 gols em mundiais.
.
Marta completou 17 gols na Copa do Mundo de Futebol Feminino durante cobrança de pênalti na partida contra a Itália, que também garantiu a participação da seleção brasileira nas oitavas de final.
.
.
2 – A Seleção Feminina levou a bandeira da igualdade de gênero nos pés (literalmente)
.
Marta levou a problemática da desigualdade de gênero no esporte para o campo durante a partida contra a Austrália na primeira fase do torneio. Sem patrocinador, a craque utilizou chuteiras pretas com símbolo que mescla azul e rosa, representando a luta por igualdade de gênero no futebol.
.
A ação faz parte da iniciativa #goequal, pela equidade no esporte. A disparidade de salário e de investimentos realizados no futebol masculino e feminino ainda é grande e só a discriminação justifica a maior goleadora em Copas do Mundo da história ganhar € 340 mil por período, enquanto Neymar recebe € 91,5 milhões.
.
A luta por igualdade salarial, seja no futebol ou demais áreas, deve ser uma bandeira de todos.
.
.
3- Marta usou seu posto de Embaixadora da ONU para empoderar mulheres com ajuda do futebol
.
A luta pela equidade de gêneros tem sido o grande destaque da Copa de Futebol Feminino e Marta, como Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte da ONU Mulheres, mostra como o esporte pode empoderar.
.
De acordo com vídeo divulgado pela organização, mulheres e meninas no esporte desafiam estereótipos e mudam perspectivas e o sucesso dentro do campo pode aumentar a visibilidade das mulheres em todos os lugares. O esporte também pode oferecer um ambiente seguro e justo. Além disso, mulheres não estão sozinhas quando jogam juntas e a prática ajuda na autoconfiança para realizar seus sonhos e formar lideranças.
.
.
4- As jogadoras da Seleção de futebol feminino levantaram a bandeira do Orgulho LGBT
.
Outro destaque nesta Copa Mundial foram as demonstrações públicas das relações homoafetivas. Enquanto para as seleções masculinas é improvável a exposição de uma relação afetiva com outro homem, as mulheres tratam a questão, que ainda é tabu na sociedade, com muita naturalidade.
.
A jogadora Cristiane e a advogada Ana Paula Garcia trocaram declarações nas redes sociais, assim como a goleira Bárbara e a namorada Lidiane Santos. Já Toni Deion, companheira de Marta postou foto dos cachorros do casal, Zoe e Zeca, com a camiseta da seleção em apoio a jogadora.
.
O amor está no ar e não tem lugar para o preconceito. <3
.
.
5 – A incrível Formiga mostrou seu espaço no futebol feminino
.
No auge dos 41 anos, a meio-campista Formiga é a jogadora mais velha da seleção e brilhou no campo. A Copa do Mundo de futebol feminino foi a 7ª e possivelmente a última da atleta, que esbanjou excelente condição física.
.
Formiga bateu o recorde de mais participações em Mundiais entre homens e mulheres e ajudou o time com toda a sua experiência.
.
Fotos: CBF e Tenor
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.