Saiu no site CATRACA LIVRE
Veja publicação original: Programa de empoderamento feminino faz workshop na Câmara de SP
.
‘Elas Mudam o Mundo’, promovido pela plataforma Change.org, treinará mulheres ao uso da tecnologia para torná-las líderes de mobilizações
.
A Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados do Brasil e do mundo, realiza nesta segunda-feira, 24, o segundo workshop do programa de empoderamento de mulheres, “Elas Mudam o Mundo”. A oficina acontecerá ao longo de quatro horas, na Câmara Municipal de São Paulo, e terá como público-alvo mulheres que são líderes em suas comunidades, representantes de organizações e integrantes de coletivos sociais.
.
O workshop contará com uma roda de debate e bate-papo entre mulheres que já utilizaram a plataforma de petições online para criar movimentos e liderar causas vitoriosas. A ideia é propiciar a troca de vivências e visão de mundo sobre questões relacionadas ao empoderamento da mulher na busca da transformação social. A oficina terá, ainda, uma sessão de exercícios práticos, na qual as participantes poderão criar suas próprias mobilizações online.
.
O debate terá questões levantadas pelas próprias participantes e também por convidadas especiais, como a vereadora Juliana Cardoso (PT) e a jornalista e pesquisadora de estudos feministas Flávia Dias, que faz parte da ONG Não Me Khalo.
.
Com objetivo de fomentar a voz de mulheres, treiná-las para o uso de ferramentas tecnológicas de transformação social, como petições online, além de apresentar meios de conectá-las ao poder público, a Change.org Brasil recebeu neste ano o programa internacional de empoderamento feminino, já realizado na Índia, México e Argentina.
Em maio, “Elas Mudam o Mundo” teve seu primeiro evento do ano, no qual 40 jovens estudantes secundaristas, integrantes de coletivo feminista, se inspiraram por histórias de mulheres líderes de campanhas vitoriosas e aprenderam a utilizar a plataforma de petições online como instrumento de empoderamento e mecanismo de transformação social.
O evento é gratuito e aberto ao público.
.
.
Presença da mulher
.
Dados da plataforma Change.org relativos ao Brasil revelam que as mulheres são maioria entre os usuários que assinam mobilizações online, mas minoria entre quem tem a iniciativa de criar abaixo-assinados para buscar mudanças sociais. Apenas 34% das petições hospedadas pela plataforma no Brasil são criadas por mulheres, a minoria delas (14%) são jovens com até 24 anos, 84% estudaram no ensino superior ou têm pós-graduação e pouco menos da metade (40%) vive em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Além disso, a maioria dos tomadores de decisão, ou seja, políticos ou autoridades que têm o poder de decidir sobre as reivindicações feitas na plataforma, são homens. “Esses dados mostram o quanto é evidente que a mulher ainda precisa ocupar mais espaços na sociedade, inclusive, espaços de decisão. Muitas vezes elas ainda não têm a consciência de que podem ser protagonistas em todas as áreas que quiserem, e é esse pensamento que precisa ser transformado”, explica Yahisbel Adames, coordenadora de campanhas da Change.org Brasil.
Em 2018, o programa, ainda em formato de projeto-piloto, foi intitulado Violências Invisíveis e treinou 60 mulheres da periferia a identificar situações de violência de gênero.
Confira mais sobre o programa: https://elasmudamomundo.org.br
.
.
Mulheres líderes de campanhas
Veja a seguir histórias de mulheres que usaram a plataforma de petições online para se tornarem líderes de campanhas e criar mobilização em torno das causas em que acreditam.
Serviço:
2º workshop do programa da Change.org Brasil: ‘Elas Mudam o Mundo’
Data e hora: Segunda-feira, 24, a partir das 18 horas
Local: Câmara Municipal de São Paulo (sala Oscar Pedroso Horta) – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, centro de São Paulo
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.