Saiu no site G1
Veja publicação original: Projeto dá visibilidade a trabalhos de mulheres no DF
.
Evento Mulheragem vai até domingo com oficinas e apresentações artísticas no Recanto das Emas; veja programação.
.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Recanto das Emas, recebe a partir desta sexta-feira (24) a primeira edição do projeto “Mulheragem”. A iniciativa tem o objetivo de valorizar trabalhos feitos por mulheres nas artes, na saúde, na política e na ciência.
.
Até domingo (26), o público poderá participar de oficinas, além de apresentações artístico-culturais. A entrada é gratuita e a programação completa está nas redes sociais do projeto.
.
O “Mulheragem” também vai mostrar trabalhos audiovisuais realizados por mulheres, com a exibição de sete filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. A lista de atividades inclui, ainda, um pocket show com Tatiana Nascimento.
.
.
Tatiana Nascimento também se apresenta em pocket show no projeto Mulheragem — Foto: Emília Silberstein
.
Para os interessados que não conseguirem acompanhar presencialmente o evento, haverá transmissão ao vivo nas redes sociais com tradução em Libras.
.
.
Visibilidade
.
Uma das organizadoras do evento, Luana Ferreira, explica que a iniciativa pretende fazer com que as mulheres se enxerguem no local onde estão e como atuam:
.
“O Mulheragem é um fluxo de movimento para a visibilidade da força e presença das mulheres em todas as áreas de atuação possíveis na sociedade”.
.
Luana diz que o projeto é aberto a todas as pessoas: “Acreditamos que é preciso mais diálogo”. Ela ainda ressalta que, como vários assuntos fazem parte do projeto – arte, saúde, cuidado, política, trabalho, conhecimentos populares e científicos –, o público pode ser tocado, inclusive, pelo afeto.
.
“O afeto é um aspecto da luta entre mulheres, pois nossa sociedade nos ensina a sermos rivais e nossos pensamentos anti-sistêmicos nos mostram que os vários femininos existentes são uma fonte de força para todas nós.”
.
.
Rodas de conversa
.
Três temas vão nortear os debates durantes os dias de projeto. A roda “Pluralidade de femininos” discutirá as diversas percepções e experiências sobre o feminino, ressaltando o protagonismo das mulheres em diferentes sociedades.
.
.
Daniela Gontijo (Danú) vai se juntar a Danielli Jatobá e Guacira César Oliveira para participar da roda “Pluralidade de Femininos” — Foto: Lena Tosta
.
Os debates também vão refletir a “produção de conhecimentos das mulheres” e a “presença das mulheres na cultura”, como, por exemplo, os espaços ocupados por elas, suas representações e o que elas trazem de diferente quando são protagonistas de processos e produtos culturais.
.
.
Programe-se:
.
Mulheragem
.