HOME

Home

Missão que levará 1ª mulher à Lua se chamará Artemis, irmã gêmea de Apollo

Saiu no site ÉPOCA NEGÓCIOS

 

Veja publicação original:   Missão que levará 1ª mulher à Lua se chamará Artemis, irmã gêmea de Apollo

.

A Nasa espera concretizar sua iniciativa até 2024

.

Em março deste ano, a Nasa anunciou que espera levar a primeira mulher à Lua até 2024. Agora, a agência espacial divulgou o nome da missão. A iniciativa se chamará Artemis. Na mitologia grega, Artemis ou Artemísia é a deusa associada à Lua e irmã gêmea de Apollo – nome dado ao programa espacial dos anos 1960 que levou 12 astronautas, todos homens, a pisarem na Lua.

.

“Eu acho bonito que, 50 anos depois das missões Apollo, o programa da Artemis será responsável por levar o próximo homem e a primeira mulher à Lua”, disse Jim Bridestine, administrador da Nasa. “Tenho uma filha de 11 anos e eu quero que ela consiga se enxergar no mesmo papel que a primeira astronauta a pousar na Lua.”

.

Bridestine anunciou a novidade na segunda-feira (13/05), junto a um pedido de maior financiamento para novas missões à Lua. Em março, o vice-presidente norte-americano Mike Pence pediu à Nasa que acelere suas iniciativas lunares, enviando pessoas à superfície do satélite nos próximos cinco anos.

.

Em resposta ao pedido, Bridestine exigiu que os astronautas escolhidos fossem um homem e uma mulher. “Essa é uma declaração extrema e uma meta para a Nasa”, afirmou à época.

.

O programa Artemis, no entanto, ainda está em fase embrionária. Seus foguetes sequer foram testados com seres humanos, por exemplo. E não para por aí. O maior desafio da Nasa será político. A agência espacial ainda espera aprovação do orçamento para o programa junto ao Congresso, o que ainda não há data para acontecer.

.

.

Histórico

.

Por mais promissora seja a iniciativa, a Nasa passou por problemas em questões do tipo neste ano. No mês de março, a agência cancelou uma missão histórica, na qual as astronautas Christina Koch e Anne McClain fariam a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina, por falta de vestuário.

.

Em comunicado, a Nasa informou que tinha apenas uma parte superior do tronco dos trajes espaciais que cabia nas astronautas mulheres. Por conta do imbróglio, Anne teve que ceder sua vaga ao astronauta Nick Hague, que realizou a caminhada ao lado de Christina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME