HOME

Home

A polêmica do ‘coach’ que acha necessário ensinar mulheres a conquistar homens

Saiu no site HUFFPOST

 

Veja publicação original:  A polêmica do ‘coach’ que acha necessário ensinar mulheres a conquistar homens

.

‘Diego Muda Vidas’ viralizou ao dizer que ‘reputação’ do Carnaval pode perseguir a mulher ‘a vida inteira’; ‘Pessoas interpretam como querem’, responde coach às críticas.

.

Por Andréa Martinelli

.

O carnaval é uma vez no ano. Mas a sua reputação te persegue a vida inteira.

.

A frase acima pertence a uma das imagens publicadas na página de Diego Mattos, autointitulado “coach de mulheres” que, em seu Facebook e canal do YouTube, se identifica também como “Diego Muda Vidas”. A citação sobre “reputação” e Carnaval foi publicada após o feriado deste ano, mas a foto se tornou viral nesta semana, e o profissional está sendo acusado de ser machista nas redes sociais.

.

“Não que você seja uma mulher sem valor, mas homens pensam assim”, completa a descrição da mesma postagem, onde mulheres criticam o profissional, alegando que “um homem não deveria ser coach de mulher” e questionam “por que ele não ensina os homens a respeitar as mulheres?”.

.

Outras publicações também receberam críticas. Em uma delas, em que ele aparece em uma paisagem litorânea, pode-se ler a frase “a mulher tem o homem que reflete o valor que ela dá a ela mesma”. Na legenda, ele questiona: “Que valor você dá a si? Você faria com você exatamente o que ele está fazendo?”.

.

REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Em uma de suas publicações, Diego Mattos afirma que existem dois tipos de mulheres, “as que querem ser capa da Playboy e as que querem ser capa da Forbes”.

.

As respostas vieram: “É verdade, Diego, mulher tem que se dar valor porque esperar que um homem nos valorize seria o mesmo que esperar que galinha venha criar dente”, disse uma seguidora.

.

“Acho que vou ser coach de homens que não cansam de passar vergonha”, comentou outra. Mas alguns apoiaram a declaração. “Diego, você sempre usa as frases certas”, pontuou uma seguidora. “Tenho refletido a respeito”, disse outro.

.

Em outra imagem, ele afirma que “existem dois tipos de mulheres: as que querem ser capa da Playboy e as que querem ser capa da Forbes”. Também foi criticado: “Eu só quero ser eu mesma”, disse uma seguidora. Outros lembraram que a socialite Kim Kardashian já foi capa das duas revistas.

.

No Twitter, alguns usuários tiraram prints das frases motivacionais e lançaram críticas, outros chamaram a atenção para o fato de ele se autointitular “muda vidas” e “coach de mulheres”.

.

.

O que ‘Diego Muda Vidas’ ensina

Em suas redes sociais e em seu canal no YouTube, que tem quase 500 mil inscritos, ele explica que o canal “tem a finalidade de ajudar mulheres a saber como seduzir homens de alto valor e sua mente masculina”, além de “como conquistar um homem, como fazer um homem correr atrás de você, como ter uma boa autoestima, como seduzir.”

.

Na descrição, ele ainda explica que o trabalho como “coach de mulheres” é algo novo. “Após anos treinamento homens sobre conquista, descobri o que faz eles correrem atrás de uma mulher, e coloquei todo esse segredo em uma página especifica com aula gratuita de como fazer isso com uma técnica desenvolvida por mim, que qualquer mulher pode usar (sic).”

.

Vídeos com o título “Isso faz qualquer homem ficar gamado em você” e “3 coisas que você deveria saber antes de transar com um homem” são os mais vistos do canal e chegam a ter mais de 1,5 milhão de visualizações.

.

No perfil antigo, voltado apenas para homens heterossexuais, ele se define como “especialista em sedução diurna e noturna sendo o coach com mais infield (vídeos de abordagem real e prática do youtube)”. Em um dos vídeos, ele ensina técnicas para “beijar uma mulher desconhecida com uma dica simples”.

.

.

REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Em imagem do vídeo “Como beijar uma mulher desconhecida com uma dica simples”, ele aborda uma desconhecida na rua e mostra como fazer na prática.

.

No vídeo “3 maneiras certas de abordar uma mulher”, ele aparece em uma palestra explicando para uma plateia majoritariamente masculina qual é a abordagem certa na hora do que ele chama de “conquista”.

.

“Quando você for falar com uma mulher, você tem que ser específico nas coisas que você vai falar para ela (…). Porque isso cria emoção na mulher”, diz.

.

As práticas ensinadas por Mattos são semelhantes às dos chamados “pickup artists” ou PUAs. Com atuação bem polêmica, eles se autoclassificam como “artistas da sedução”. Em fóruns como o PUA Base, é possível encontrar “roteiros” do que o homem deve falar e fazer na aproximação com a mulher para “conquistá-la” ou “levá-la para a cama”.

.

.

‘Pessoas interpretam como querem’, diz coach

.

Em conversa por e-mail com o HuffPost Brasil, intermediada por um assessor, Mattos afirmou que “as palavras têm muitas interpretações quando escritas, e as pessoas quando leem, interpretam ela como querem.”

.

“E esse é o problema de muitas vezes tentar passar uma mensagem escrita, e é por isso que eu foco nos vídeos, meu maior público vem do meu canal no Youtube”, pontua sobre as críticas que tem recebido nas redes sociais.

.

Ele explica que, na frase que divulgou sobre Carnaval, quis dizer que “toda mulher tem direito de fazer o que quiser no Carnaval (…), mas ela precisa tomar cuidado mesmo tendo liberdade para isso, pois infelizmente o mundo ainda é machista e há pessoas que vão querer prejudicar.”

.

Sobre a outra frase publicada em suas redes, sobre “a mulher tem o homem que reflete o valor que ela dá a ela mesma”, ele afirmou acreditar que as pessoas “só deixam permanecer aquilo que elas permitem na vida delas”. “Quem tem que ser feliz é você e não ele, se ele não complementa sua felicidade, troque ele por outro que dê valor ao que você dá.”

.

Diferente do que é visto em seus vídeos no YouTube, ele explica que iniciou seu trabalho como “coach de relacionamento” para homens focando em “o que não fazer”, mas que hoje seu trabalho é todo voltado para o público feminino.

.

“Durante alguns anos eu ensinei homens a conquistar uma mulher, saber conversa e adquirir a coragem para falar com elas. Ensinava principalmente o que não fazer, como exemplo: não chegar nela pegando pelo braço, ou puxando o cabelo que são coisas que vemos na balada os homens fazerem e eu sinceramente acho asqueroso um homem que chega fazendo isso. Assim como não ter falta de assunto e manter um papo interessante e agradável sem precisar forçar ser alguém que não era.”

.

.

O que é o trabalho de ‘coach’

.

Apesar de não comentar especificamente o caso de Mattos, o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, explica ao HuffPost Brasil que o processo de “coach” é diferente do oferecido por “Diego Muda Vidas”.

.

É um processo aconselhado para pessoas que tenham um objetivo concreto ― como emagrecer ou ser promovido, por exemplo ― e querem ajuda para cumprir essas metas.

.

Marques afirma que não acompanhou a discussão nas redes sociais, mas que “o legal do trabalho de coach é fazer perguntas” e que ele não é algo diretivo que dá o caminho para as pessoas como “faça isso, faça aquilo”.

.

“A gente pergunta ‘o que você quer saber?’, ‘o que você quer fazer?’, ‘qual a sua ideia?’. A gente não dá os passos, a gente pergunta sobre os passos. É um processo de questionamento, em que a resposta sai do cliente, não do profissional. O coach não dá respostas, dá as perguntas”, diz.

.

De acordo com o IBC, entre 2016 e 2017 cresceu em 60% a procura pelos cursos de formação em coaching. Em contrapartida, as empresas aumentaram em 150% os contratos com profissionais que auxiliam líderes e executivos na tomada de decisões.

.

″É um profissão jovem mas que está crescendo muito em mercado. Por essa contemporaneidade, ainda tem muita confusão e questionamento em relação à prática”, diz Marques, que afirma que esta é apenas uma ramificação do trabalho. “Existem muitas linhas e muitas ramificações do trabalho do coach, sempre dependendo do objetivo que se quer alcançar”.

.

Para se tornar um coach profissional, o instituto informa que basta buscar uma qualificação reconhecida pela Confederação Internacional de Coach (IFC). Profissionais de qualquer área podem se candidatar à formação.

.

Em seu perfil do Linkedin, não há indicações de qual é a formação profissional ou cursos que Mattos fez para se tornar “coach de relacionamentos e de desenvolvimento pessoal”.

.

Questionado pelo HuffPost, Mattos disse, por email, que fez um curso pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coach), mas que “não se considera coach apesar de ter o nome associado por ter formação no curso”.

.

“Me considero um homem que traz conhecimento sobre homens, como se comportam, o que pensa, como agem quando se trata de conquista, sexo e relacionamento (sic)”, diz.

.

Ele diz ser autor dos livros de autoajuda “Manual do Homem Confiante” e “Arte da conquista” que estariam disponíveis em um site chamado “TitanWings”, que está fora do ar.

.

“Basicamente sou como placas de trânsito que dá alertas na estrada como: Ande a 80 km por hora, curva acentuada a direita, ande devagar. As pessoas podem ver o aviso ou não, pode pisar o pé no acelerador, mas a escolha é delas eu só falo o que conheço dos homens, e quem procura meus serviços é porque quer aprender e escutar alguém que sabe (sic)”, disse ao HuffPost.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME