Saiu no site HYPENESS
Veja publicação original: Passeio guiado pelo centro de SP destaca mulheres importantes da história
.
Assim como grande parte das cidades brasileiras, as ruas e monumentos costumam homenagear personalidades masculinas, algumas que nem mesmo mereciam estar lá. Porém, e as mulheres? A lista de mulheres que fizeram parte da história de nosso país é infinita, mas não costuma aparecer muito, nem em livros de história, quanto menos em placas de ruas ou nomes de edifícios. Com o objetivo de trazer à luz estas mulheres e apresentar suas trajetórias, um passeio guiado pelo centro da metrópole estará disponível até o final do mês de março.
.
.
.
Organizado pelo Pátio Metrô São Bento e a entidade turística Caminhos do Triângulo, o passeio começa no Largo São Bento e dura 2 horas. O intuito do trajeto é percorrer edifícios e vias que têm relação com a vida de mulheres que marcaram época em São Paulo, como a Marquesa de Santos, Yolanda Penteado e Maria Augusta Saraiva.
.
.
.
Por exemplo, você sabia que na região da Praça da Sé existe um edifício chamado ‘Ouro para o bem de São Paulo’, que faz referência a um conjunto de mulheres paulistas que venderam suas alianças para levantar fundos e apoiar a Revolução Constitucionalista de 1932? Já, Maria Augusta Saraiva foi a primeira mulher a ingressar na respeitada faculdade de direito São Francisco, em 1897.
.
.
.
Estas e mais diversas histórias de mulheres que fizeram a diferença e marcaram uma época são contadas no passeio guiado, que começa na Praça da Colmeia, no Pátio Metrô São Bento, às 11h. Afinal, por que homenagear um escravagista, se podemos homenagear mulheres, como Anita Malfatti?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.