Saiu no site G1
Veja publicação original: MP investiga supostos crimes de assédio e importunação sexual cometidos por professores do IFPI
.
Segundo o promotor, os crimes teriam acontecido nos campi de Teresina e do interior do estado. As denunciantes pediram que suas identidades permanecessem em sigilo.
.
Por Lucas Pessoa
.
O Ministério Público do Piauí instaurou um inquérito para investigar crimes de assédio e importunação sexual denunciados por estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Os crimes estariam acontecendo em dois campi, o de Teresina e em uma cidade do interior, que não foi divulgada.
.
As vítimas procuraram o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência (Nupevid) e fizeram a denúncia de que os crimes estariam acontecendo dentro da instituição de ensino. O número de vítimas não foi divulgado.
.
Segundo o promotor de justiça Francisco de Jesus Lima, as investigações apuram se os crimes realmente aconteceram e quantos professores estariam envolvidos.
.
Promotor Francisco de Jesus Lima — Foto: Arquivo Pessoal
.
“Investigamos supostos crimes e supostos autores, mas se chegarmos a uma autoria e tivermos a materialidade dos delitos, será aberto um Procedimento de Investigação Criminal (PIC). Cabe ressaltar que os indícios são veementes. As narrativas trazem denuncias sérias. Estamos investigando”, destacou o promotor de justiça Francisco de Jesus Lima.
.
O IFPI de Teresina foi notificado no dia 11 de março e tem o prazo de 20 dias para enviar cópias de todos os processos administrativos abertos nos últimos cinco anos sobre os casos de assédio e importunação sexual. Em resposta, a reitoria da instituição respondeu que o levantamento feito pela Controladoria Interna do IFPI revelou que, nos últimos cinco anos, foram abertos sete Processos Administrativos Disciplinares (PAD) para averiguação de denúncias sobre o tema.
.
“As vítimas não queriam ter seus nomes divulgados por segurança. Foi aberta uma notícia de fato no dia 8 de março. Ainda no dia 11 deste mês, a reitoria do IFPI foi notificada com o pedido de todos os processos administrativos”, informou o promotor de justiça Francisco Jesus Lima, do Nupevid.
.
.
Trecho da notícia de fato que investiga denúncias de crimes de assédio e importunação sexual no IFPI — Foto: Reprodução/MP-PI
.
Além do campus do IFPI de Teresina, os promotores de outros municípios do Piauí foram notificados para seguirem com o inquérito investigativo para apurar crimes de assédio e importunação sexual. Todos os promotores das 19 cidades com campus do IFPI foram noticiados.
.
“Na denúncia também foi citado que os crimes estariam acontecendo, além de Teresina, em outra cidade do interior do Piauí. Podem existir mais casos do tipo em outras cidades. O MP está aberto para preservar toda e qualquer vítima que esteja sofrendo com isso”, explicou o promotor do Nupevid.
.
.
Nota na íntegra
.
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) informa que já respondeu a notificação do Ministério Público do Estado do Piauí sobre supostos casos de assédio e importunação sexual na instituição.
.
De acordo com o levantamento realizado pela Controladoria Interna do IFPI, nos últimos cinco anos foram abertos sete Processos Administrativos Disciplinares (PAD) para averiguação de denúncias sobre o tema.
.
A Controladoria do IFPI informa que esse tipo de denúncia tem prioridade na apuração e encaminhamento posterior, de acordo com a lei.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.