Saiu no site G1
Veja publicação original: ES registra 170 casos de violência contra mulher durante carnaval
.
Até a manhã desta quinta-feira (7), 70 homens agressores foram detidos. O maior número de casos foi de lesão corporal, com 84 ocorrências.
.
Por Gabriela Ribeti
.
O Espírito Santo registrou 170 casos de violência contra mulher durante o Carnaval, de 18h de sexta-feira às 6h de quarta-feira (6). Após denúncia, 70 homens agressores foram presos. Os dados são da Operação de Carnaval da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-ES).
.
.
Ex-marido invadiu casa e tentou enforcar mulher, no ES — Foto: Samy Ferreira/ TV Gazeta
.
De acordo com a Sesp nos dias de feriado foram registrados 84 casos de lesão corporal, 60 de ameaça, 10 estupros, nove descumprimentos de medidas protetivas, quatro casos de importunação sexual e duas tentativas de feminicídio. Nesse período 70 homens foram presos e 94 mulheres solicitaram medidas protetivas após situações de violência.
.
O chefe de Polícia Civil Darcy Arruda explica que as notificações dessas violências têm aumentado porque as mulheres estão encorajadas a denunciar e relembrou que a PC fez duas operações para prender agressores de mulheres antes do carnaval, que resultou na prisão de 36 homens.
.
“A polícia civil fez no carnaval não só um trabalho repressivo como um trabalho preventivo com as duas operações Marias. A subnotificação mudou, essas mulheres estão denunciando até por um trabalho que é feito pelo Estado, o Ministério Público, o Poder Judiciário e da própria imprensa. Elas estão encorajadas a denunciar, porque as pessoas que praticarem esse tipo de crime serão reprimidas e presas”, enfatiza Arruda.
.
Para o Secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, o comportamento desses homens agressores é lastimável e afirmou que os responsáveis pelas violências serão investigados e punidos.
.
“Nós estaremos atuando no Espírito Santo de forma implacável para colocar atrás das grades esses covardes agressores. Pedimos que as mulheres denunciem e acreditem. Ao menor sinal que essa confiança foi perdida, já nas agressões verbais, tome uma providência. A polícia está a disposição para fazer o registro e auxiliar nas medidas protetivas”, explica Sá.
.
.
Agressões
.
Na segunda-feira (4), uma mulher de 36 anos está internada após sofrer uma tentativa de feminicídio, em Dores do Rio Preto, Sul do Espírito Santo. Segundo a Polícia Civil, Jane Cherubim foi espancada e abandonada em uma estrada.
.
No bairro Novo Horizonte, na Serra, uma mulher teve a casa incendiada. O ex-marido, suspeito de ter colocado fogo na casa, disse que esqueceu o fogão aceso. Ele é acusado pelos próprios familiares de não aceitar o fim do casamento com a dona da casa. Foi a neta quem abriu a porta para o suspeito, no domingo (3), e afirma que foi ele quem colocou fogo na casa. Quatro pessoas, incluindo a ex-esposa que está internada, ficaram feridas.
.
Na quarta-feira (6), uma auxiliar de serviços gerais foi agredida em Cariacica, na Grande Vitória. Com medida protetiva e separada do ex-marido há duas semanas, ela procurou uma delegacia para denunciar a violência doméstica três vezes desde então.
.
.
Homicídios
.
O Espírito Santo registrou o menor número de homicídios no período de carnaval desde o ano de 2001, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Também não foi registrado nenhum homicídio em local de folia.
.
No período entre sexta-feira (1) às 18h até 6h desta quarta-feira (6), foram contabilizados 15 homicídios em todo o Estado, uma redução de 31% em relação ao ano passado, quando foram registrados 22 homicídios no período de carnaval.
.
No período, 12 mil pessoas foram abordadas pela Polícia Militar e 503 detidos e conduzidos a delegacias. Ainda foram apreendidas 42 armas, 275 munições e 10 quilos de drogas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.