Saiu no site FINANÇAS FEMININAS
Veja publicação original: Mulher brasileira encontra possível cura para tumor cerebral com zika vírus
.
Por Ana Paula de Araujo
.
Já imaginou ser possível curar alguns tipos de tumores cerebrais com ajuda do Zika Vírus? A possibilidade foi levantada por Mayana Zatz, professora titular de Genética do Instituto de Biociências da USP e coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL).
.
Em meio ao surto de Zika Vírus no Nordeste em 2015, Mayana entrevistou mais de 100 mulheres infectadas pelo vírus durante a gravidez e que tiveram filhos com microcefalia – doença em que o cérebro e a cabeça da criança são menores do que deveriam ser.
.
Por outro lado, observou-se que mais de 90% das mulheres que foram infectadas durante a gestação nas regiões onde houve a epidemia tinham tido filhos sem este mal. Essa descoberta intrigou Mayana e sua equipe.
.
“Ao aprofundar a pesquisa, ficou claro que o vírus apenas causava microcefalia nos bebês que tinham uma predisposição genética. As mães dos bebês afetados relataram apenas sintomas leves e passageiros ou às vezes nenhum sintoma”, conta.
.
Ou seja, o vírus afetava apenas os cérebros dos fetos com essa predisposição, sendo pouco prejudicial para as mães. Aqui veio o estalo.
.
.
Como o Zika Vírus pode tratar um tumor cerebral?
.
A hipótese da pesquisadora e de sua equipe é de o que processo de multiplicação celular dos fetos nas barrigas de suas mães é semelhante ao do crescimento de tumores.
.
.
Com isso em mente, fizeram muitos experimentos. Em 2017, finalmente injetaram o vírus da zika em camundongos com tumores cerebrais. O resultado? “Em um terço dos animais testados, a doença desapareceu completamente, inclusive as metástases. Nos outros dois terços, foi verificada uma redução significativa do tumor”, relata.
.
Os resultados promissores, no entanto, não são suficientes para que esse experimento seja aplicado em humanos. A pesquisa precisa continuar para que a grande esperança de Mayana se concretize: desenvolver um medicamento ou tratamento para tumores cerebrais em dois anos.
.
O que impede que a pesquisa para curar tumores no cérebro seja levada adiante?
.
Recursos. Mayana tem acesso a recursos substanciais da FAPESP. Porém, ela não pode contratar equipe com este dinheiro – incluindo médicos, enfermeiros, veterinários e pessoal administrativo, fundamentais para o processo.
.
Além disso, será necessário cultivar o vírus em condições que permitam seu uso clínico, ou seja, livre de outros patógenos – como bactérias, fungos, outros vírus e outros organismos do tipo.
.
E agora?
.
Para resolver este impasse, Mayana criou uma campanha de financiamento coletivo, na qual qualquer pessoa pode contribuir para que a pesquisa seja levada adiante – inclusive você.
.
O Finanças Femininas tem muito orgulho de ser apoiador dessa campanha de financiamento coletivo. Por isso, temos um convite especial: vamos salvar vidas juntas? Para ajudar, basta clicar aqui e contribuir. Qualquer ajuda será fundamental para salvar muitas vidas – especialmente de crianças, as principais afetadas pelos tipos de tumores cerebrais mirados pela pesquisa.
.
.
Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens e Reprodução/Kickante
.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.