Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE
Veja publicação original: Real Sociedad altera letra de hino para incluir as mulheres
.
O time vinha considerando a mudança há algum tempo e tornou-se realidade em nome das mais de quatro mil torcedoras, das duas equipes femininas de futebol
.
O time Real Sociedad, da Espanha, alterou a letra do tracional hino, datado de 1970, para contemplar as mulheres, que são grande parte da torcida da equipe. A mudança, anunciada em outubro do ano passado, teve reprovações e comemorações.
.
O hino, composta por Ricardo Sabadie, incluía várias vezes a palavra “mutilak”, cuja tradução do euskera, idioma local, significa “garotos” e a expressão “adelante chicos” (para frente, garotos) e foram substituídas por “reala”, referência ao nome do clube em basco.
.
No anuncio da mudança, o Real Sociedad publicou um vídeo em sua conta no Twitter com homens, mulheres, meninos e meninas cantando o novo hino. O time vinha considerando a mudança há algum tempo e tornou-se realidade em nome das mais de quatro mil torcedoras, das duas equipes femininas de futebol.
.
Para os torcedores tradicionais, a mudança causou revolta e chegaram a chamar o time de hipócrita já que “a nova letra era simplesmente desnecessária”. Mas a contemplar as mulheres no hino foi motivo de comemoração para as torcedoras, como a capitão do time feminino, Sandra Ramajo, de 31 anos, que em entrevista à Folha de S. Paulo, disse que incluir a mulher no hino “faz com que a gente se sinta mais pertencente a ele. Não só as jogadoras, mas também as funcionárias e todas as torcedoras. Como jogadora veterana que sou, ver essa mudança depois de tantos anos é um gesto que valoriza todo o trabalho que muitas mulheres vêm fazendo.”
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.