HOME

Home

Política para Mulheres em Toledo tem atendimento completo

Saiu no site JORNAL DO OESTE

 

Veja publicação original:  Política para Mulheres em Toledo tem atendimento completo

.

Defender os direitos da mulher é um assunto sério que deve ser pautado, discutido e solucionado, quando houver problemas ligados direto ao gênero feminino. Nesse contexto, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), oferece serviços de orientações, encaminhamentos, esclarecimentos e informações sobre a Lei Maria da Penha.

.

Vale lembrar que o município é o único Organismo de Políticas para Mulheres (OPM), criado como Secretaria, existente na Região Oeste do Estado do Paraná.

.

Além de trabalhar em prol dos direitos das mulheres, a SPM oferece serviços em parceria com o Núcleo de Atendimento Maria da Penha (Numape), projeto desenvolvido pela Unioeste de assistência jurídica e judiciária.

.

A oportunidade é gratuita e direcionada a pessoas que se adequam ao Direito de Família, renda familiar e orientações diversas. O encaminhamento de mulheres com a necessidade de atendimento de assistência social, saúde ou atendimento à violência, é oferecido pelo Serviço de Orientação e Acompanhamento Socioassistencial, de forma gratuita e sigilosa.

.

Para a psicóloga da SPM Cristine Bolzan Cogo, as ações oferecidas na Secretaria reforçam a ideia de que a mulher não está sozinha. “Todas as atividades são realizadas baseadas nas legislações nacionais ou estaduais vigentes. Para que assim, seja identificada qual a melhor forma de se trabalhar com cada mulher”.

.

Cristine aproveita para salientar que são discutidos assuntos como os direitos e o empoderamento feminino. “Um dos principais temas tratados na Secretaria é sobre a violência. Por muitas vezes a mulher se sente desamparada por não ter o conhecimento, ou que não está informada, sobre o próximo passo a dar após sofrer uma violência ou abuso. Para isso, estamos de portas abertas para que qualquer mulher seja atendida e que seu problema seja encaminhado as possíveis soluções”, explica.

.

Durante o ano a Secretaria de Políticas para Mulheres prepara diversas atividades para o público feminino. Entre programas, projetos, atividades e ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, reuniões e encontros para melhorar o convívio no ambiente familiar e de trabalho também são feitos.

.

Para a secretária da SPM Larissa Ribeiro, há um trabalho constante de informação e divulgação do que é realizado sobre os direitos de quais as mulheres possuem.

.

“Hoje a mulher não tem mais que ser vítima da situação, se houver, ela tem todo o apoio dentro da SPM. Durante esse ano terá o Casamento Coletivo e a Homenagem às Mulheres que são os dois maiores eventos neste primeiro semestre. Uma das ações que estão previstas a longo prazo, e será um desafio, é uma Casa Abrigo para mulheres que sofreram alguma situação onde não encontram o apoio dos familiares e não possuem lugares para ficar. Esse é um projeto que deve ser efetivado nos próximos dois anos”, finaliza Larissa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME