HOME

Home

Londrina registrou mais de 240 casos de violência contra a mulher na rede de atendimento municipal, em 2018

Saiu no site G1

 

Veja publicação original:  Londrina registrou mais de 240 casos de violência contra a mulher na rede de atendimento municipal, em 2018

.

Também foram recebidas 286 notificações e denúncias no setor de acolhimento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

.

Londrina, no norte do Paraná, registrou 243 casos de violência contra a mulher na rede de atendimento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em 2018. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela prefeitura.

.

Além disso, também foram recebidas 286 notificações e denúncias no setor de acolhimento da SMPM.

.

De acordo com a gerente do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Lucimar Rodrigues, como muitas vítimas de violência não procuram ajuda, é a partir de notificações e denúncias que a equipe tenta acessar essas mulheres e inseri-las no serviço especializado, oferecendo proteção e apoio para que a violência seja interrompida antes que se agrave.

.

.

.

Atendimento

.

Os atendimentos da Secretaria são realizados no CAM e na Casa Abrigo Canto de Dália. O CAM faz uma avaliação dos casos, para saber se há situação de grave ameaça ou risco de morte e, nestes casos, encaminha as vítimas para acolhimento.

.

Durante todo o ano, 128 pessoas que estavam em risco foram encaminhadas para a Casa Abrigo, sendo 59 mulheres e 69 crianças e adolescentes, filhos ou filhas dessas vítimas, que não tinham uma rede de apoio como familiares e amigos próximos.

.

Desde a implantação do serviço, em abril de 1993, 10.740 mulheres já receberam atendimento na rede municipal.

.

.

.

Acompanhamento

.

Depois que as mulheres vítimas de violência são inseridas nos serviços oferecidos pela SMPM, elas recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e atendimento social, psicológico e de orientação jurídica, de acordo com a especificidade de cada caso.

.

Em 2018, contando todos os tipos de serviços ofertados pela Secretaria, foram 3.507 atendimentos complementares.

.

.

.

Serviço

.

O CAM fica na Rua Máximo Perez Garcia, nº 340, no Jardim Belo Horizonte, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já o setor de acolhida, que realiza o primeiro atendimento, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

.

O telefone do Centro é o (43) 3378-0132, e o e-mail cam.mulher@londrina.pr.gov.br.

.

.

.

Botão do Pânico

.

Em dezembro, a SMPM recebeu recursos para a implantação do Dispositivo de Segurança Preventivo para mulheres vítimas de violência doméstica, conhecido como Botão do Pânico.

.

O dispositivo vai ser utilizado pela Patrulha Maria da Penha em casos de ameaça ou descumprimento de medidas protetivas de urgência por parte dos agressores.

.

Segundo a Secretaria, com o recebimento dos recursos, será feita uma licitação e treinamento dos profissionais envolvidos no atendimento, que deve começar em aproximadamente três meses.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME